logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Câmara retoma tentativa de votar projeto Antifacção em meio a impasse entre governo e bancada de direita
Política: Câmara retoma tentativa de votar projeto Antifacção em meio a impasse entre governo e bancada de direita
17/11/2025
Educação: Enem 2025 registra presença de 70% dos inscritos nas duas etapas e MEC anuncia mudanças para 2026
Educação: Enem 2025 registra presença de 70% dos inscritos nas duas etapas e MEC anuncia mudanças para 2026
17/11/2025
Exibir tudo

Tensão: EUA anunciam designação do Cartel dos Sóis como organização terrorista e apontam Maduro como líder Governo norte-americano afirma que cartel atua no narcotráfico internacional e comete violência em todo o hemisfério; medida permite sanções e amplia poder de ações estratégicas

Tensão: EUA anunciam designação do Cartel dos Sóis como organização terrorista e apontam Maduro como líder

Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio | Foto: Jacquelyn Martin/Pool via REUTERS

17 de novembro de 2025 — Os Estados Unidos anunciaram que o Cartel dos Sóis será oficialmente designado como organização terrorista estrangeira a partir de 24 de novembro, segundo informou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em comunicado divulgado neste domingo (16). A administração dos EUA alega que o grupo criminoso seria liderado por Nicolás Maduro e por outros altos funcionários do governo da Venezuela.

O Departamento de Estado declarou que “nem Maduro, nem seus associados representam o governo legítimo da Venezuela”, reforçando a posição dos EUA de não reconhecer o atual comando político do país vizinho.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Trump sugere possibilidade de ações militares

Durante entrevista, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a designação do cartel como organização terrorista pode conceder ao país a capacidade de atacar bens e infraestrutura ligados ao regime venezuelano. No entanto, ele destacou que a decisão final sobre uma ação militar ainda não está tomada, apesar de admitir conversas sobre o tema envolvendo Maduro.

Trump também declarou que não considera necessária a autorização do Congresso para uma eventual operação militar, embora afirme ser favorável a manter parlamentares informados sobre possíveis desdobramentos.

Departamento de Estado detalha justificativa

De acordo com o governo norte-americano, o Cartel dos Sóis seria responsável por violência terrorista e tráfico internacional de drogas em colaboração com outras organizações criminosas, como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa. A medida torna ilegal que cidadãos dos EUA forneçam apoio material, recursos ou qualquer tipo de colaboração ao grupo designado.

A legislação prevê que o Congresso norte-americano terá sete dias para analisar a classificação. Caso não haja interferência legislativa, a medida passa a valer automaticamente.

Acusações e controvérsias internacionais

Especialistas, porém, demonstram ceticismo sobre a legalidade de possíveis ataques militares, já que os EUA não declararam guerra à Venezuela. Além disso, o governo de Caracas nega a existência do Cartel dos Sóis e trata as acusações como uma estratégia política internacional.

O pesquisador Phil Gunson, do International Crisis Group, reforça que o termo não representa uma estrutura única reconhecida, mas reconhece indícios de envolvimento de militares e autoridades com o narcotráfico na região, incluindo rotas pelo Rio Orinoco, pistas de pouso clandestinas e transporte aéreo para a América Central.

Sanções financeiras e recompensa por informações

Em julho, o Departamento do Tesouro dos EUA já havia aplicado sanções ao cartel, afirmando que ele oferece apoio material a outras organizações criminosas transnacionais. Em agosto, a Procuradoria-Geral dos EUA ofereceu recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão de Nicolás Maduro para responder por acusações relacionadas ao tráfico internacional de drogas.

Mesmo assim, nenhuma prova conclusiva foi apresentada publicamente que ligue diretamente o presidente venezuelano ao comando da narcotraficância.


Leia também | Chile define 2º turno entre a comunista Jeannette Jara e o ultradireitista José Antonio Kast

Eleição: Chile define 2º turno entre a comunista Jeannette Jara e o ultradireitista José Antonio Kast

Tags: Estados Unidos, Venezuela, Nicolás Maduro, Cartel dos Sóis, Marco Rubio, Donald Trump, terrorismo internacional, narcotráfico, segurança internacional, Departamento de Estado, Congresso dos EUA, política externa, América Latina, sanções econômicas, tráfico de drogas, organizações criminosas, Tren de Aragua, Cartel de Sinaloa, Relações EUA-Venezuela, crise diplomática, geopolítica, Rio Orinoco, narcotráfico internacional, crimes transnacionais, Operações militares, Forças Armadas dos EUA

Compartilhar

Artigos Relacionados

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional durante os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília | Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

10/03/2026

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação Defesa de banqueiro pede garantia ao direito de defesa
    10/03/2026
  • Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte0
    Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização
    09/03/2026
  • Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço0
    Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço Telescópio Webb pode ter visto estrelas do início do Universo
    09/03/2026
  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas