

Pouso de emergência de balão mobiliza atenção em Sorocaba | Foto: Diego Oliveira/Arquivo pessoal
21 de junho de 2025 — Um balão tripulado com 15 pessoas a bordo realizou um pouso de emergência na manhã deste sábado (21), em uma área de campo aberto no bairro do Éden, em Sorocaba (SP). Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e o pouso foi considerado seguro, segundo a Polícia Militar.
O caso ocorreu no mesmo dia em que um balão caiu em Praia Grande (SC), deixando oito mortos e 13 feridos. Na semana passada, outro acidente envolvendo balonismo ocorreu em Capela do Alto (SP), a apenas 39 km de Sorocaba, e resultou na morte de uma mulher.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a apuração da TV TEM, três balões partiram de Boituva, município conhecido como polo de balonismo no interior paulista. Um deles precisou pousar fora da rota prevista, por volta das 8h40, devido à força do vento.
O piloto William Aguilar explicou que os dez paraquedistas saltaram ainda em Boituva, deixando o balão mais leve, o que o levou a ser arrastado até Sorocaba, onde realizou o pouso.
Apesar de a PM ter classificado a manobra como de emergência, Aguilar afirmou que não houve risco real:
“Foi um pouso normal, como qualquer dia de voo bom de balão, sem problema algum. As pessoas que estavam dentro nem sentiram o pouso”, garantiu.
Ainda segundo o piloto, o cesto pousou em pé e só tombou após o desembarque dos passageiros. O balão foi recolhido e levado de volta para Boituva.
O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Johnny Alvarez, reforçou que o procedimento é seguro e que pousos podem ocorrer com o cesto em pé ou deitado, conforme as condições do local.
Leia também | Balão com mais de 20 pessoas cai em Praia Grande (SC) após pegar fogo; ao menos 8 mortos