Tragédia em Santa Catarina: balão cai em chamas e deixa mortos e feridos | Foto: reprodução
21 de junho de 2025 — Um balão tripulado com mais de 20 pessoas a bordo caiu em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, após pegar fogo durante um voo turístico, na manhã deste sábado (21). Segundo o governador Jorginho Mello (PL), ao menos oito pessoas morreram e 13 sobreviveram à queda. O local é conhecido como Capadócia Brasileira, por seu intenso turismo de balonismo.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. O tempo era ensolarado no momento da tragédia, e imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão em pleno voo já em chamas, até que o cesto se desprende e cai no solo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou, em nota oficial divulgada às 9h35, que quatro óbitos foram confirmados no local. As demais vítimas estão sendo procuradas, atendidas e avaliadas pelas equipes de socorro que permanecem mobilizadas na área do acidente.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde dos sobreviventes. Moradores da região registraram imagens do momento da queda e do incêndio.
A Prefeitura de Praia Grande divulgou uma nota oficial em que manifesta solidariedade às famílias das vítimas do acidente. A administração municipal acompanha a atuação das forças de resgate e reforça a importância da apuração rigorosa das causas do acidente.
O acidente em Santa Catarina ocorre menos de uma semana após a morte de Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos, durante um voo de balão em Boituva, interior de São Paulo. Ela participava do passeio com o marido, em comemoração ao Dia dos Namorados. Na ocasião, mais de 30 pessoas estavam a bordo e 11 ficaram feridas.
Praia Grande, apesar do nome, não é uma cidade litorânea. Localizada no sul de Santa Catarina, é conhecida como a capital dos cânions, por estar próxima de formações como o Itaimbezinho e o Malacara, na divisa com o Rio Grande do Sul. O município é um destino consolidado para voos de balão, trilhas e ecoturismo.
A cidade fica a 270 km de Florianópolis e a 230 km de Porto Alegre, com acesso pela BR-101, importante corredor viário da região.
Leia também | Copom eleva juros para 15% e reforça atratividade da renda fixa, dizem especialistas