

Segurança pública: 10.500 celulares recuperados pelas Forças de Segurança do Ceará | Foto: Helene Santos
08 de outubro de 2025 — O programa Meu Celular, criado pelo Governo do Ceará em abril de 2024, já devolveu 10.500 aparelhos recuperados aos seus verdadeiros donos. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (8) pelo governador Elmano de Freitas, durante entrega simbólica de mais mil celulares na sede da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Fortaleza.
Durante o evento, Elmano destacou que o programa tem fortalecido o trabalho das Forças de Segurança, reduzindo índices de roubo no estado. “Esses resultados sinalizam o caminho correto de fortalecer a segurança pública utilizando a Inteligência. É justiça para que as pessoas que trabalharam para comprar seus celulares recebam os aparelhos de volta”, afirmou o governador.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará registrou redução de 21,6% nos roubos entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Em Fortaleza, a queda chegou a 24,2%.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Entre os beneficiados está a professora Rosiane Pereira de Freitas, de 54 anos, que teve o celular da sobrinha furtado durante um evento em 2022. “São três coisas muito importantes nesse processo. Primeiro, quem devolveu o celular teve conscientização. Segundo, nós, que pagamos por um patrimônio, estamos felizes por recebê-lo. E o terceiro, que eu acho muito importante, é que a polícia não precisou usar a força. Quanto mais tecnologia para ajudar a polícia, menos ela terá que usar a força”, avaliou.
O porteiro George dos Santos, 41, também comemorou o retorno do seu aparelho. “Eu joguei a caixa e a nota fiscal fora, porque não tinha esperança. Esse trabalho das polícias é muito importante, temos que valorizar”, afirmou.
O Meu Celular tem como objetivo inibir a comercialização de aparelhos com restrição de roubo ou furto, conscientizando a população sobre os riscos e responsabilidades de adquirir produtos de origem duvidosa.
De acordo com o secretário da SSPDS, Roberto Sá, os resultados são fruto da integração entre as forças policiais.
“O cidadão pode acreditar nesse trabalho e registrar o Boletim de Ocorrência. O programa Meu Celular tem nos ajudado a reduzir os crimes contra o patrimônio. A sociedade tem homens e mulheres que juraram se dedicar para proteger a vida e o patrimônio”, afirmou o secretário.
O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, também destacou o empenho dos policiais civis.
“Nosso agradecimento aos profissionais que atuam diretamente no núcleo do programa. Eles têm feito um trabalho digno de reconhecimento, identificando aparelhos e localizando seus verdadeiros proprietários”, ressaltou.
Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sinval Sampaio, destacou o papel da PMCE na estratégia:
“O papel da Polícia Militar é garantir o policiamento ostensivo e identificar aparelhos com restrição. Quando encontramos um celular nessa situação, fazemos a consulta e conduzimos à delegacia, possibilitando a devolução por meio do programa.”
O superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, destacou que programas com base em tecnologia, como o Meu Celular, representam o avanço da cidadania digital e da integração entre segurança e inovação.
“Assim como as novas ferramentas de trânsito vêm modernizando os serviços, o Meu Celular é um exemplo de como o uso de dados e tecnologia traz resultados práticos para a população e contribui com a segurança pública”, pontuou Catanho.
1️⃣ Cadastro: O cidadão cria um perfil no site www.meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, marca, modelo, IMEI e nota fiscal do aparelho.
2️⃣ Registro de ocorrência: Caso o celular seja roubado, furtado ou extraviado, o usuário acessa a plataforma, protocola o caso e aciona o alerta de restrição.
3️⃣ Acompanhamento: O alerta é ativado por 72 horas (cor laranja) e, após o registro do Boletim de Ocorrência com o IMEI, passa a vermelho, permanecendo até a recuperação.
4️⃣ Ação policial: Em abordagens, a PMCE identifica o alerta via aplicativo instalado nas viaturas. O aparelho é apreendido e encaminhado à PCCE para os trâmites legais e posterior devolução.
Com o Meu Celular, o Ceará reforça a importância da tecnologia e da integração institucional no combate à criminalidade, garantindo mais eficiência e segurança à população.
Leia também | Lula sanciona lei que aumenta pena para venda de bebidas alcoólicas a menores
Tags: Meu Celular, Governo do Ceará, Elmano de Freitas, SSPDS, PCCE, PMCE, Márcio Gutiérrez, Roberto Sá, Sinval Sampaio, Waldemir Catanho, segurança pública, tecnologia, combate ao crime, redução de roubos, cidadania digital, devolução de celulares, inteligência policial, Fortaleza, Ceará