

Átila Carlai da Luz era um dos criminosos mais procurados do país | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
09 de agosto de 2025 – A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta sexta-feira (8) Átila Carlai da Luz, um dos criminosos mais procurados do país e integrante da quadrilha responsável pelo assalto ao Banco Central de Fortaleza, ocorrido em 2005. Na época, o grupo cavou um túnel por três meses até chegar ao subsolo da instituição, de onde levou R$ 165 milhões, no maior roubo a banco da história do Brasil.
Localizado por agentes do Setor de Inteligência da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, Átila foi encontrado em um apartamento de alto padrão na zona nobre de São Paulo, onde vivia utilizando documentos falsos e mantendo uma rotina discreta para evitar suspeitas.
As investigações apontam que Átila mantinha vínculos com facções criminosas atuantes no Rio de Janeiro, envolvidas em atividades ilícitas como tráfico de drogas e armas, fraudes bancárias, roubos de cargas, clonagem de veículos e corrupção em serviços públicos.
Para se manter foragido, o criminoso possuía CPF ativo, CNH regular e empresa registrada no Paraná, além de conexões operacionais com comparsas envolvidos no assalto ao Banco Central e em redes criminosas interestaduais.
A verdadeira identidade foi descoberta por meio de análise biométrica, cruzamento de dados em sistemas federais e validação pelo Instituto de Identificação Félix Pacheco. No Rio, Átila já havia sido condenado por fraudes em caixas eletrônicos e respondia a um terceiro processo pelo mesmo crime.
Em São Paulo, o histórico criminal de Átila inclui uma condenação de 32 anos de prisão por tráfico internacional de drogas. Ele integrava um esquema milionário de envio de malas com cocaína por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com destino a Lisboa, em Portugal.
As cargas eram despachadas com apoio de funcionários e colaboradores corrompidos e revendidas no mercado europeu, multiplicando de forma exponencial o lucro da organização criminosa.
Leia também | Fortaleza promove turismo esportivo na Expo Maratona do Porto 2025
Tags: Polícia Civil, assalto Banco Central, Átila Carlai da Luz, prisão, foragido, crimes, tráfico internacional, São Paulo, Rio de Janeiro, facções criminosas, roubo a banco, inteligência policial
1 Comment
[…] Conteúdo original […]