

Operação policial em SP mira quadrilha que 'prestava serviço' de lavagem de dinheiro para o crime organizado | Foto: divulgação
04 de dezembro de 2025 — A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em lavar dinheiro para organizações criminosas. A investigação aponta que o grupo atuava para ocultar recursos provenientes do tráfico de drogas, estelionato e jogos de azar, com indícios de ligação direta com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a organização criminosa funcionava com uma estrutura dividida em três núcleos: coletores, intermediários e beneficiários finais. Os coletores arrecadavam dinheiro ilícito; os intermediários movimentavam e ocultavam os valores; e os beneficiários finais recebiam os recursos já “limpos”, possibilitando a circulação do capital sem levantar suspeitas.
Cerca de cem policiais estão nas ruas para cumprir seis mandados de prisão e 48 mandados de busca e apreensão na capital e na Grande São Paulo. Os agentes também realizam o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens dos investigados.
A Justiça autorizou o sequestro de 49 imóveis, três embarcações e 257 veículos pertencentes aos alvos da operação. Ao menos 20 pessoas físicas e 37 empresas tiveram suas contas bloqueadas.
A Polícia Civil afirma que o esquema movimentava grandes valores e operava com alto nível de organização, oferecendo uma verdadeira “prestação de serviço” ao crime organizado ao fornecer mecanismos de lavagem de dinheiro sofisticados.
Leia também | Homem permanece mais de seis anos sem sinais do HIV após transplante de células-tronco, aponta estudo aceito pela Nature
Tags: Polícia Civil de São Paulo, operação policial, lavagem de dinheiro, crime organizado, PCC, Deic, investigação criminal, mandados de prisão, busca e apreensão, sequestro de bens, tráfico de drogas, estelionato, jogos de azar, segurança pública, combate ao crime, quadrilha financeira, capital paulista, Grande São Paulo, lavagem de capitais, crimes financeiros, polícia, justiça, investigação SP