

Fiscalização integrada combate comércio de bebidas adulteradas na capital cearense | Foto: divulgação/SSPDS
23 de outubro de 2025 — A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Receita Federal (RFB) e outros órgãos federais e estaduais, deflagrou a operação “Dose Limpa” em bairros de Fortaleza. A ação tem como objetivo combater a adulteração e o comércio ilegal de bebidas alcoólicas, além de orientar consumidores sobre os riscos à saúde provocados por substâncias químicas presentes em produtos falsificados.
Durante as fiscalizações, foram apreendidos cerca de 200 mil litros de bebidas com suspeita de adulteração. A ofensiva faz parte de uma estratégia de prevenção e repressão a crimes que envolvem a manipulação irregular de bebidas, uma prática que representa riscos graves à saúde pública e prejuízos ao setor produtivo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nesta quinta-feira (23), dois estabelecimentos comerciais no bairro Maraponga (AIS 9) foram vistoriados e autuados. Foram emitidos autos de infração e termos de fechamento, além da apreensão do material suspeito, que passará por perícia da Pefoce para confirmar a adulteração.
Na quarta-feira (22), o proprietário de uma casa de show no bairro Henrique Jorge (AIS 6) foi notificado e conduzido à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Um inquérito policial foi instaurado para investigar se o material apreendido apresentava irregularidades. Outro estabelecimento localizado no bairro Pirambu (AIS 8) também foi alvo da fiscalização.
A operação “Dose Limpa” é um exemplo de integração entre órgãos de segurança, fiscalização e defesa do consumidor. Participam da ação equipes da PCCE, Polícia Militar do Ceará (PMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, além de representantes do MAPA, Receita Federal, Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE) e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/MPCE).
A SSPDS reforça que ações integradas de fiscalização são fundamentais para garantir a segurança do consumidor e combater o comércio clandestino, que pode envolver redes criminosas de adulteração e distribuição ilegal de bebidas.
Leia também | Enem 2025: locais de prova são divulgados; veja como consultar o cartão de confirmação
Tags: sspds-ce, operação dose limpa, fortaleza, fiscalização, bebidas adulteradas, receita federal, mapa, polícia civil, polícia militar, pefoce, agefis, decon, sefaz-ce, segurança pública, combate à pirataria, saúde pública, fiscalização sanitária, adulteração de bebidas, crime organizado, consumo seguro, governo do ceará, operação integrada, defesa do consumidor, portal terra da luz