

Acesso por reconhecimento facial já está em atividade na Casa do Povo | Foto: Érika Fonseca
04 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) iniciou um processo de modernização tecnológica com foco em segurança e bem-estar de parlamentares, servidores e visitantes. Entre as principais medidas implementadas estão a ampliação do sistema de videomonitoramento, o uso de detectores de metais e a instalação de reconhecimento facial para controle de acesso.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), destacou a importância das ações.
“Todos os dias, centenas de pessoas circulam pela Casa do Povo. Garantir que cada uma delas esteja em um ambiente seguro e acolhedor é prioridade do nosso trabalho. Mais do que proteger o patrimônio público, trata-se de cuidar das pessoas, unindo tecnologia, inovação e segurança”, afirmou.
Atualmente, a Alece recebe cerca de 800 visitantes diariamente, número que reforça a necessidade de modernização dos protocolos de segurança.
Segundo o coronel Clayton, da Coordenadoria de Polícia da Alece, o novo sistema de câmeras é um dos mais modernos do mercado e cobre também o entorno da instituição. O videomonitoramento contará com operação de policiais qualificados, câmeras de leitura de placas de veículos e integração com os estacionamentos.
Além disso, o reconhecimento facial será utilizado tanto nas catracas quanto em câmeras internas e externas. Esse recurso permitirá identificar visitantes, monitorar o tempo de permanência e os setores acessados. Futuramente, o acesso será complementado com detectores de metal em todas as entradas.
De acordo com Fábio Máximo, titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), o sistema também vai otimizar a experiência dos visitantes.
“Disponibilizaremos links para cadastramento antecipado do reconhecimento facial, eliminando filas de acesso em grandes eventos. Isso garante praticidade, agilidade e mais segurança”, explicou.
Para o coronel Clayton, a modernização fortalece a participação popular.
“Esse sistema moderno garante que todos fiquem à vontade na Casa do Povo, participando das atividades do Parlamento e contribuindo com a democracia”, concluiu.
Leia também | Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem picada de agulha
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, segurança, modernização, reconhecimento facial, videomonitoramento, detectores de metal, Romeu Aldigueri, tecnologia, Fortaleza