

Captação de água será limitada no Sistema Cantareira | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
25 de setembro de 2025 — A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) anunciaram que o Sistema Cantareira entrará na Faixa de Restrição a partir de 1º de outubro, em razão do baixo nível dos reservatórios. A decisão não era tomada desde janeiro de 2022.
Atualmente, o volume útil das represas está abaixo de 30% da capacidade total. Com a mudança, a Sabesp ficará autorizada a retirar até 23 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água, contra os 27 m³/s que estavam em vigor.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além da restrição, o governo determinou o uso de reservatórios mais distantes, como o de Jaguari, localizado na divisa com Minas Gerais, e o reforço de medidas para evitar perdas no sistema, incluindo a interrupção temporária do fornecimento em horários de baixa demanda.
Moradores da região metropolitana já sentem os efeitos da estiagem, com a redução da pressão da água entre 19h e 5h.
A presidente da SP Águas, Camila Viana, destacou que o monitoramento diário garante o acompanhamento dos níveis de água, vazão e volume armazenado:
“Estamos atuando com rigor, adotando medidas com planejamento e antecipação, para enfrentar a estiagem com o menor impacto possível sobre as pessoas.”
O Sistema Cantareira, formado por cinco reservatórios, é responsável por atender cerca de 50% da população da região metropolitana de São Paulo. Para proteger o abastecimento, o governo estadual também suspendeu a concessão de novas outorgas de captação em rios e aquíferos das bacias paulistas, permitindo apenas autorizações emergenciais.
Leia também | Fortaleza se prepara para a Festa de São Miguel com peregrinação histórica e consagração da Arquidiocese
Tags: Sistema Cantareira, abastecimento de água, crise hídrica São Paulo, Sabesp, reservatórios São Paulo, estiagem 2025, ANA, SP Águas, restrição de captação, Jaguari, crise da água