

Federação União Progressista nasce com força política e desafio de unidade interna | Foto: União na Câmara/Divulgação
O União Brasil e o Progressistas (PP) oficializaram nesta terça-feira (29) a criação da federação partidária União Progressista, que deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com validade a partir de 2026. A aliança reúne o maior número de deputados federais e prefeitos do país, além de garantir o maior acesso aos fundos eleitoral e partidário.
A União Progressista nasce com uma bancada robusta na Câmara, mais de 1,3 mil prefeituras sob comando e ambições nacionais para as eleições de 2026. O evento de lançamento ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contou com a presença de lideranças do Congresso, governadores e dirigentes da oposição, como Rogério Marinho e Valdemar Costa Neto.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A federação terá, inicialmente, comando compartilhado entre Antonio de Rueda (União Brasil) e o senador Ciro Nogueira (PP), sem hierarquia definida. Em dezembro, será escolhido um presidente único. Até lá, os partidos trabalharão na construção do estatuto interno e na formalização do registro da nova estrutura junto ao TSE.
Apesar das indefinições sobre candidaturas em 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi aplaudido ao afirmar:
“Em 2026, vamos ganhar as eleições e subir a rampa do Palácio do Planalto”.
A federação divulgou um manifesto com diretrizes que incluem responsabilidade fiscal, reformas econômicas e incentivo à competitividade, defendendo um “choque de prosperidade” para destravar o Brasil.
Leia também | Alcolumbre prepara projeto para esvaziar PL da Anistia e propor punições proporcionais