

O ministro do Esporte, André Fufuca, está lendo biografia de Napoleão Bonaparte | Foto: Divulgação/Ministério do Esporte
08 de outubro de 2025 — O ministro dos Esportes, André Fufuca, foi afastado do Progressistas (PP) nesta quarta-feira (8), após declarar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmar sua permanência no governo federal. A decisão foi comunicada pelo presidente do partido, Ciro Nogueira, que informou também a intervenção no diretório do Maranhão, retirando Fufuca da liderança estadual da legenda.
Segundo nota divulgada pela Executiva Nacional, o afastamento se deu em razão da “desobediência à orientação partidária”, que determinava o desembarque de todos os filiados do governo Lula. O comunicado ainda destacou que o Progressistas “não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na segunda-feira (6), Fufuca participou de um evento ao lado de Lula, no Maranhão, e declarou publicamente:
“Eu estou com Lula.”
A manifestação contrariou a decisão da federação formada por União Brasil e Progressistas, que havia determinado a saída de seus filiados de cargos na gestão federal. Segundo o acordo interno, o descumprimento da medida resultaria em afastamento imediato e punições disciplinares previstas no Estatuto.
Fufuca, que ocupa o Ministério do Esporte desde 2023, vinha sendo pressionado pela legenda a deixar o cargo. O ministro, porém, afirmou que permanecerá no governo até o fim do mandato de Lula, ressaltando sua lealdade ao presidente.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, do União Brasil, também enfrenta processo disciplinar por infidelidade partidária. A cúpula da sigla se reuniu nesta quarta-feira (8) para avaliar o pedido de expulsão do ministro, que decidiu permanecer no governo apesar das orientações em contrário.
O processo, aberto em 30 de setembro, acusa Sabino de desrespeitar o ultimato do partido para entrega de cargos na administração federal. O ministro chegou a apresentar um pedido de demissão em 26 de setembro, mas continuou no posto para acompanhar o presidente Lula em agendas relacionadas à COP 30, no Pará — o que acabou se estendendo até o anúncio oficial de sua permanência.
A crise envolvendo os ministros do Esporte e do Turismo evidencia o racha entre o governo e partidos do centrão, que buscam reposicionar suas estratégias políticas de olho nas eleições de 2026.
Leia também | Governo muda regras do saque-aniversário do FGTS: veja quem poderá antecipar e como ficam os novos limites
Tags: André Fufuca, PP, Progressistas, Lula, governo federal, Ministério do Esporte, Celso Sabino, União Brasil, crise política, eleições 2026, Ciro Nogueira, política brasileira, Brasília