logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Educação: Fundação Edson Queiroz amplia investimentos em pesquisa e inovação na Universidade de Fortaleza
Educação: Fundação Edson Queiroz amplia investimentos em pesquisa e inovação na Universidade de Fortaleza
14/10/2025
Fonte do Veneno: Operação em São Paulo prende seis suspeitos de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas
Fonte do Veneno: Operação em São Paulo prende seis suspeitos de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas
14/10/2025
Exibir tudo

Política: Alece aprova Programa de Parcelamento de Débitos Fiscais (Refis 2025) e outras 12 proposições Iniciativa do Governo do Ceará permitirá a renegociação de dívidas tributárias e não tributárias, incluindo ICMS, IPVA e ITCD; proposta foi aprovada com emendas em sessão plenária nesta terça-feira

Política: Alece aprova Programa de Parcelamento de Débitos Fiscais (Refis 2025) e outras 12 proposições

Refis 2025 busca facilitar a regularização de débitos fiscais no Ceará | Foto: Júnior Pio

14 de outubro de 2025 — A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (14/10), um conjunto de 13 proposições, incluindo dois projetos de lei complementar, três projetos de lei do Poder Executivo, dois projetos de autoria parlamentar e seis projetos de indicação.

Entre as matérias mais relevantes está o Projeto de Lei nº 83/25, que institui o Programa de Parcelamento de Débitos Fiscais (Refis 2025). O programa contempla a renegociação de tributos estaduais como o ICMS, o IPVA e o ITCD, além de créditos tributários e não tributários vinculados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), dívidas provenientes de operações de crédito do extinto Banco do Estado do Ceará (BEC) e de operações do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU).

A proposta foi aprovada com três emendas (nº 2, nº 8 e nº 11) e uma subemenda, aprimorando as condições de adesão e os critérios de parcelamento. O objetivo do Refis 2025 é permitir que cidadãos e empresas regularizem seus débitos, fomentando a recuperação fiscal e o equilíbrio financeiro do Estado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Outros projetos aprovados pelo Executivo

O plenário da Alece também aprovou outras duas matérias do Governo do Estado. O Projeto de Lei nº 81/25 altera a Lei nº 16.562/2018, que criou a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), adequando sua estrutura à nova organização da administração pública estadual.

Já o Projeto nº 82/25 modifica a Lei nº 15.170/2012, que institui o Programa Agente Rural, ampliando o alcance das ações de assistência técnica e extensão rural voltadas aos agricultores familiares.

Reformas administrativas e participação social

Os deputados também aprovaram dois projetos de lei complementar (PLC) do Executivo. O PLC nº 18/25 atualiza o Código de Relacionamento com o Contribuinte, ampliando a participação de setores econômicos no Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (Condecon).

Já o PLC nº 19/25 trata do superávit financeiro de fundos públicos, definindo regras para criação, funcionamento, extinção e reversão de recursos vinculados ao Tesouro Estadual. A medida busca mais transparência e controle na gestão orçamentária.

Projetos de parlamentares fortalecem políticas de inclusão

Entre as proposições de autoria parlamentar, destaque para o Projeto de Lei nº 172/25, dos deputados Guilherme Sampaio (PT) e Romeu Aldigueri (PSB), com coautoria da deputada Larissa Gaspar (PT). A proposta amplia a Lei nº 17.480/2021, tornando obrigatória a fixação de avisos contra discriminação racial e intolerância religiosa em espaços públicos e privados.

Outras iniciativas aprovadas incluem a concessão do Título de Cidadão Cearense ao senhor Fábio Roberto Camargo Ambrósio e a criação de programas e fundos voltados à igualdade racial, inclusão de pessoas com autismo e monitoramento ambiental e urbano.

Entre os seis projetos de indicação aprovados, destacam-se o Fundo Estadual da Igualdade Racial, o Programa Transporte Azul para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o Programa Ruído Tolerância Zero, voltado ao combate à poluição sonora no Ceará.


Leia também | China sanciona gigante sul-coreana Hanwha Ocean e amplia tensão com EUA, derrubando mercados globais

Internacional: China sanciona gigante sul-coreana Hanwha Ocean e amplia tensão com EUA, derrubando mercados globais

Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Refis 2025, ICMS, IPVA, ITCD, Detran-CE, Banco do Estado do Ceará, Fundo de Desenvolvimento Urbano, Governo do Ceará, Sefaz, Condecon, Supesp, Programa Agente Rural, agricultura familiar, inclusão social, combate à discriminação, intolerância religiosa, Fábio Roberto Camargo Ambrósio, Fundo Estadual da Igualdade Racial, Transporte Azul, autismo, TEA, ruído zero, políticas públicas, economia cearense, recuperação fiscal, gestão pública, transparência, finanças estaduais, desenvolvimento sustentável

Compartilhar

Artigos Relacionados

Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna

Flávio José lança “Sertão”, composição do cearense Leonardo de Luna, disponível no Spotify a partir desta sexta-feira | Foto: reprodução

11/09/2026

Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna “Sertão” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira e marca a segunda composição do artista cearense gravada pelo cantor paraibano


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

  • 11/09/2026

    Jorge Noronha Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

Últimas Notícias

  • Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna0
    Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna “Sertão” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira e marca a segunda composição do artista cearense gravada pelo cantor paraibano
    11/09/2026
  • Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico0
    Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências
    11/09/2026
  • Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse0
    Justiça: Mendonça inclui Flávio Bolsonaro em caso Dark Horse Senador é investigado por supostos crimes ligados ao financiamento de filme sobre Jair Bolsonaro
    11/09/2026
  • CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 20260
    Habilitação: CNH do Brasil aumenta pedidos em 216% em 2026 Programa já habilitou mais de 2 milhões de novos condutores nos primeiros nove meses de vigência
    11/09/2026
  • Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global0
    Mundo: 11 de Setembro ainda marca memória global Após 25 anos, imagens dos ataques às Torres Gêmeas seguem entre as cenas mais lembradas do século 21
    11/09/2026
  • Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta0
    Saúde: Dor na coluna cresce entre jovens e acende alerta Tempo excessivo diante das telas, sedentarismo e permanência prolongada em uma mesma posição estão entre os fatores que podem contribuir para dores musculoesqueléticas
    11/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas