

As ocorrências foram identificadas na Praia do Futuro (Fortaleza), Praia Bela (Aquiraz), Taíba e Pecém (São Gonçalo do Amarante) | Foto: Fabiane de Paula/SVM
20 de setembro de 2025 – Mesmo após o registro de manchas de óleo em quatro praias da Região Metropolitana de Fortaleza, grande parte da orla segue própria para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta sexta-feira (19).
As ocorrências foram identificadas na Praia do Futuro (Fortaleza), Praia Bela (Aquiraz), Taíba e Pecém (São Gonçalo do Amarante). Apesar disso, a Semace informou que não há risco imediato para a fauna marinha ou para a saúde pública.
As amostras recolhidas estão sendo analisadas pelo Laboratório de Estudos Ambientais (LEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) para identificar a origem e a composição do material.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Semace, 22 dos 33 pontos monitorados nas praias da capital estão próprios para banho. Entre os trechos liberados, estão áreas da Praia do Futuro, Meireles, Iracema, Abreulândia, Sabiaguaba, Pirambu e Barra do Ceará.
No setor Leste, que inclui a Praia do Futuro, 10 dos 13 pontos monitorados foram classificados como próprios. No setor Centro, que abrange Mucuripe, Meireles e Iracema, seis pontos receberam classificação positiva. Já no setor Oeste, que compreende Colônia, Pirambu e Barra do Ceará, outros seis trechos foram considerados adequados ao banho.
A avaliação da balneabilidade segue critérios da legislação ambiental e garante a qualidade da água para os banhistas.
Leia também | Dia do Engenheiro Químico: Profissionais que impulsionam o desenvolvimento sustentável no Brasil
Tags: praias de Fortaleza, manchas de óleo, Semace, balneabilidade, Praia do Futuro, Meireles, Iracema, Pecém, Taíba, turismo em Fortaleza, saúde pública, litoral cearense