

26 de setembro de 2025 – O Brasil brilhou mais uma vez no Mundial de Natação Paralímpica de Singapura. O paulista Gabriel Bandeira estabeleceu um novo recorde mundial nos 200 metros medley da classe SM14 (deficiência intelectual), conquistando a medalha de ouro e garantindo lugar de destaque na competição.
Na final da prova, Bandeira marcou o tempo de 2min05s40, superando o britânico Rhys Darbey, que ficou com a prata (2min05s84), e o canadense Nicholas Bennett, bronze (2min06s30). O feito consolida o atleta como um dos grandes nomes da natação paralímpica mundial.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Outro grande resultado veio com a pernambucana Carol Santiago, que faturou seu terceiro ouro na competição ao vencer os 100 metros livre S12 (baixa visão), com o tempo de 1min00s51. Na mesma prova, a paraense Lucilene Sousa garantiu o bronze.
Carol comemorou, destacando os desafios de adaptação no torneio:
“Confesso que não estou tão rápida quanto esperava, mas fico feliz de trazer mais um ouro para o Brasil. Três provas individuais, três medalhas de ouro e um recorde mundial no revezamento. Estou bem satisfeita com o campeonato.”
O Brasil também brilhou em outras provas nesta quinta-feira (25):
Com esse desempenho, o Brasil ocupa a 6ª colocação no quadro geral de medalhas, somando 10 ouros, 12 pratas e 9 bronzes até agora.
Leia também | Produção florestal brasileira cresce 16,7% e atinge R$ 44,3 bilhões em 2024
Tags: Gabriel Bandeira, Carol Santiago, Mundial de Natação Paralímpica 2025, Singapura natação paralímpica, medalhas do Brasil, recorde mundial natação, paralimpíadas, esportes adaptados, Comitê Paralímpico Brasileiro, atletas brasileiros