

Daniel Vorcaro, do Banco Master | Foto: reprodução
31 de dezembro de 2025 – O banqueiro Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, demonstrou resistência em firmar um acordo de delação premiada durante depoimento prestado à Polícia Federal nesta terça-feira (31). Segundo apuração, o executivo sinalizou que não pretende colaborar nos moldes de um acordo formal com as autoridades.
De acordo com informações obtidas junto a fontes que tiveram acesso à oitiva, o depoimento de Vorcaro concentrou-se na situação de insolvência da instituição financeira e nas circunstâncias que levaram à intervenção dos órgãos reguladores.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante o depoimento, a defesa do banqueiro demonstrou preocupação com um possível vazamento de informações extraídas do telefone celular apreendido pela Polícia Federal. Os advogados solicitaram que conversas mantidas por Vorcaro com autoridades públicas, que não tenham relação direta com a investigação, sejam mantidas sob sigilo.
No relato à PF, Vorcaro reconheceu que possuía acesso a pessoas públicas e autoridades, mas negou que essas interações envolvessem discussões sobre os problemas financeiros enfrentados pelo Banco Master ou tratativas relacionadas à investigação em curso.
As oitivas foram conduzidas pela delegada da Polícia Federal Janaína Palazzo. Daniel Vorcaro foi o primeiro investigado a prestar depoimento e permaneceu cerca de duas horas e meia sendo ouvido pelos investigadores.
O banqueiro é investigado por suspeita de envolvimento em fraudes financeiras bilionárias, relacionadas à criação de uma carteira de crédito falsa utilizada na tentativa de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). A descoberta das irregularidades motivou uma operação da Polícia Federal contra Vorcaro.
Além da investigação criminal, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master no final de novembro, aprofundando a crise da instituição e reforçando o cerco regulatório sobre seus antigos dirigentes.
Leia também | Regularização jurídica de igrejas exige conformidade civil e respeito às normas internas
Tags: Daniel Vorcaro, Banco Master, delação premiada, Polícia Federal, investigação financeira, fraudes bancárias, sistema financeiro nacional, Banco Central, liquidação extrajudicial, BRB, Polícia Federal do Brasil, crimes financeiros, mercado bancário, escândalo financeiro, Portal Terra Da Luz