

As acusações se referem às ameaças e ofensas proferidas pelo então parlamentar contra ministros da Corte | Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados
30 de setembro de 2025 – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (29) a progressão de regime do ex-deputado federal Daniel Silveira para o regime aberto.
A decisão foi tomada após pedido da defesa, que argumentou que Silveira já cumpriu quatro anos e um mês da pena.
Em 2023, o STF condenou Daniel Silveira a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo. As acusações se referem às ameaças e ofensas proferidas pelo então parlamentar contra ministros da Corte.
Com o reconhecimento do tempo de cumprimento, Moraes autorizou o benefício, mas determinou condições obrigatórias que deverão ser seguidas por Silveira.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre as medidas estabelecidas estão o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno de segunda a sexta-feira das 19h30 às 6h e integral nos fins de semana. Além disso, Silveira não poderá utilizar redes sociais nem deixar a comarca onde reside.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) também emitiu parecer favorável à progressão.
Leia também | Depoimentos revelam como PCC ameaçava empresários e lavava bilhões com postos e motéis
Tags: Daniel Silveira, STF, Alexandre de Moraes, regime aberto, tornozeleira eletrônica, progressão de pena, política brasileira