

Fachin assume presidência do STF com promessa de fortalecer colegialidade | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
13 de agosto de 2025 — O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) para assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes, e a posse está marcada para o dia 29 de setembro de 2025.
A eleição ocorreu de forma simbólica no plenário da Corte, seguindo o critério de antiguidade previsto no regimento interno. Fachin, atualmente vice-presidente, sucederá o ministro Luís Roberto Barroso, que encerra seu mandato de dois anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Ao ser eleito, Edson Fachin agradeceu a confiança dos colegas e destacou que seu objetivo será ampliar o diálogo e a colegialidade no Supremo Tribunal Federal.
“Reitero a honra de integrar esta Corte. Recebo [a eleição] no sentido de missão e com a consciência de um dever a cumprir”, afirmou.
O atual presidente, Luís Roberto Barroso, elogiou a escolha e disse que o país tem “sorte” de contar com um magistrado com a qualidade moral e intelectual de Fachin no comando da Corte.
O ministro Alexandre de Moraes, eleito vice-presidente, também celebrou a decisão e ressaltou que já trabalhou com Fachin no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no STF em junho de 2015. Natural de Rondinha (RS) e formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), destacou-se como relator de processos de grande repercussão, como a Operação Lava Jato, o julgamento sobre o marco temporal das terras indígenas e a ADPF das Favelas, que tratou de medidas para reduzir a letalidade policial no Rio de Janeiro.
Já Alexandre de Moraes foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer em 2017, sucedendo o ministro Teori Zavascki. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), ocupou cargos de destaque como ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública de São Paulo. No STF, atua como relator das ações penais ligadas à tentativa de golpe de Estado.
Leia também | Brasil Antenado leva nova parabólica digital para mais de 20 mil famílias no Ceará
Tags: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, STF, Supremo Tribunal Federal, presidência do STF, eleição STF, posse STF 2025, Luís Roberto Barroso, Operação Lava Jato, marco temporal, ADPF das Favelas, Tribunal Superior Eleitoral