logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
AO VIVO: Circuito Band Cariri Junino apresenta o Juaforró 2025
18/06/2025
Economia: Banco Central eleva Selic para 15% ao ano diante de incertezas econômicas e inflação acima da meta
Economia: Banco Central eleva Selic para 15% ao ano diante de incertezas econômicas e inflação acima da meta
19/06/2025
Exibir tudo

Investigação: PF conclui que Bolsonaro e Carlos integraram organização criminosa para espionagem ilegal na Abin Relatório final aponta uso da Abin para perseguir opositores políticos e disseminar desinformação com fins eleitorais; atual cúpula do órgão também foi indiciada

Investigação: PF conclui que Bolsonaro e Carlos integraram organização criminosa para espionagem ilegal na Abin

Investigação da PF aponta uso ilegal da Abin por núcleo ligado a Bolsonaro | Foto: Renan Olaz/CMRJ

19 de junho de 2025 — A Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro, integraram uma organização criminosa que usou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para realizar ações clandestinas de espionagem contra opositores políticos.

A conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”, encerrado nesta semana. No documento, a PF indicia cerca de 30 investigados, entre eles Carlos Bolsonaro. O sigilo do material foi retirado nesta quarta-feira pelo relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ex-presidente não foi indiciado neste inquérito

Jair Bolsonaro não foi formalmente indiciado no relatório da PF porque já responde em outra ação penal relacionada à trama golpista em andamento no STF. Ainda assim, os investigadores apontam que ele foi o principal beneficiário das ações ilegais realizadas pela Abin durante sua gestão.

“Jair Messias Bolsonaro figura como o principal destinatário do produto das ações clandestinas e da instrumentalização da Abin”, destaca o relatório.

Espionagem e desinformação contra opositores

A PF afirma que foi comprovado o uso da Abin para espionar ilegalmente autoridades, ex-parlamentares e jornalistas, entre eles Alexandre de Moraes, Jean Wyllys, Rodrigo Maia, Joice Hasselmann, João Doria, Leandro Demori e Mônica Bergamo.

Além da espionagem, o relatório revela que a estrutura da Abin também foi utilizada para propagar desinformação com o objetivo de desacreditar o sistema eleitoral e influenciar o resultado das eleições de 2022.

As ações ocorreram sob a gestão do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que também foi indiciado, com uso indevido de servidores e do software de monitoramento FirstMile.

PF também aponta tentativa de obstrução por atual cúpula da Abin

O relatório da PF também aponta indícios de obstrução das investigações por parte da atual cúpula da Abin, liderada pelo diretor-geral Luiz Fernando Correa e o corregedor José Fernando Moraes Chuy, ambos indiciados.

De acordo com o documento, a atual gestão teria atuado para proteger os envolvidos na gestão anterior e dificultar o acesso às provas.

“Este núcleo atuou para dificultar as investigações sobre a ORCRIM da gestão anterior (…), com potencial manipulação de informações e procedimentos internos”, detalha o relatório.

Próximos passos cabem à PGR

Com a entrega do relatório, caberá agora à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta uma nova denúncia com base nas investigações ou se os fatos serão anexados às ações penais já em andamento sobre a trama golpista.

Reações

Após ser indiciado, Carlos Bolsonaro foi às redes sociais criticar a decisão e sugerir perseguição política:

“Alguém tinha alguma dúvida que a PF do Lula faria isso comigo? Justificativa? Creio que os senhores já sabem: eleições em 2026? Acho que não! É só coincidência!”, publicou.

A Agência Brasil entrou em contato com a Abin e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.


Leia também | CMPI sobre fraudes no INSS é instalada no Congresso com foco em descontos ilegais em aposentadorias

Política: CMPI sobre fraudes no INSS é instalada no Congresso com foco em descontos ilegais em aposentadorias

Compartilhar

Artigos Relacionados

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos

Coluna de fumaça se eleva sobre Teerã após ataque durante escalada da guerra no Oriente Médio | Foto: Atta Kenare/AFP

14/03/2026

Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
  • Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana0
    Conflito: Ataque com drones atinge embaixada americana Embaixada dos EUA em Bagdá é alvo de drones enquanto Washington anuncia bombardeio contra ilha estratégica do petróleo iraniano
    14/03/2026
  • Direitos: Consumidor ainda desconhece garantias0
    Direito: Consumidor ainda desconhece garantias Especialista alerta que brasileiros deixam de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras online e cobranças indevidas
    13/03/2026
  • Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza0
    Justiça: Revogada prisão de torcedores do Fortaleza Justiça do Ceará concede liberdade a 79 denunciados após confusão em clássico entre Fortaleza e Ceará, com restrição de acesso a estádios
    13/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas