logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: André Fufuca é afastado do PP após declarar apoio a Lula e decidir permanecer no governo
Política: André Fufuca é afastado do PP após declarar apoio a Lula e decidir permanecer no governo
08/10/2025
Política: Lula sanciona lei que aumenta pena para venda de bebidas alcoólicas a menores
Política: Lula sanciona lei que aumenta pena para venda de bebidas alcoólicas a menores
08/10/2025
Exibir tudo

Investigação: Operação “Falsa Toga” prende 12 suspeitos de se passarem por promotores para vender falsos alvarás de soltura Ação conjunta dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Ceará desarticula grupo criminoso que aplicava golpes em familiares de presos com promessas de liberdade mediante pagamento

Investigação: Operação “Falsa Toga” prende 12 suspeitos de se passarem por promotores para vender falsos alvarás de soltura

08 de outubro de 2025 — Uma ação conjunta dos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e do Ceará (MPCE), com apoio das Polícias Civis e Militar, resultou na prisão de 12 suspeitos durante a Operação “Falsa Toga”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (8). O grupo é acusado de se passar por promotores de Justiça para enganar familiares de presos e cobrar falsas fianças sob a promessa de obtenção de alvarás de soltura.

As prisões ocorreram nas cidades de Boa Viagem, Cascavel, Chorozinho, Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, no Ceará. Além das detenções, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Golpe simulava atuação do Ministério Público

De acordo com as investigações, os criminosos ligavam para parentes de detentos em Minas Gerais e, ao se apresentarem falsamente como membros do Ministério Público, exigiam pagamentos imediatos para liberar supostos alvarás de soltura.

O golpe, segundo o MP, era sofisticado e bem estruturado, com operações financeiras coordenadas entre diversas contas bancárias para ocultar a origem do dinheiro. A movimentação foi identificada por meio da análise de extratos bancários, que apontaram transferências constantes entre um pequeno grupo de titulares.

A movimentação foi identificada por meio da análise de extratos bancários, que apontaram transferências constantes entre um pequeno grupo de titulares | Fotos: divulgação/MP

Organização criminosa atuava nos dois estados

A Operação Falsa Toga foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (NATI), do Ministério Público do Ceará.

Os investigadores descobriram que os suspeitos trocavam frequentemente chips de celulares e abriam e encerravam contas bancárias de forma sistemática, dificultando o rastreamento. As mensagens trocadas entre os aparelhos revelaram coordenação típica de uma organização criminosa.

Alguns dos investigados já possuem histórico de fraudes semelhantes, o que reforça as suspeitas sobre o envolvimento direto na estrutura de golpes voltados a vítimas em diferentes estados do país.

A operação reforça o compromisso dos Ministérios Públicos estaduais em combater fraudes digitais e crimes de falsidade ideológica, que afetam a confiança da população em instituições públicas.


Leia também | Governo muda regras do saque-aniversário do FGTS: veja quem poderá antecipar e como ficam os novos limites

Economia: Governo muda regras do saque-aniversário do FGTS: veja quem poderá antecipar e como ficam os novos limites

Tags: Operação Falsa Toga, Ministério Público do Ceará, Ministério Público de Minas Gerais, MPCE, MPMG, crimes cibernéticos, golpes financeiros, organização criminosa, fraude, alvarás de soltura, Polícia Civil, Polícia Militar, Gaeciber, NATI, investigações, prisões

Compartilhar

Artigos Relacionados

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional durante os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília | Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

10/03/2026

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação Defesa de banqueiro pede garantia ao direito de defesa
    10/03/2026
  • Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte0
    Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização
    09/03/2026
  • Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço0
    Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço Telescópio Webb pode ter visto estrelas do início do Universo
    09/03/2026
  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas