

Operação fecha 49 postos no MA, PI e TO por lavagem de dinheiro do PCC | Foto: reprodução
05 de novembro de 2025 — As polícias civis dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins deflagraram nesta quarta-feira (5) a Operação Carbono Oculto 86, que investiga a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis. A ação resultou na interdição de 49 postos de combustíveis em três estados e no bloqueio de bens de empresas suspeitas de participar do esquema de lavagem de dinheiro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o grupo criminoso utilizava uma estrutura complexa envolvendo empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar capitais ilícitos, fraudar o mercado de combustíveis e ocultar patrimônio obtido de atividades criminosas.
A SSP-PI informou que a operação identificou interconexão direta entre empresários locais e operadores financeiros já investigados pela primeira fase da Operação Carbono Oculto, deflagrada anteriormente pela Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público de São Paulo e Polícia Militar paulista. O foco das investigações é desarticular a rede de lavagem de dinheiro do PCC por meio do setor energético e comercial.
No Piauí, os postos interditados estão localizados em Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira. Já no Maranhão, as ações ocorreram nas cidades de Peritoró, Caxias, Alto Alegre e São Raimundo das Mangabeiras. No Tocantins, o alvo foi o município de São Miguel do Tocantins.
A operação faz parte de uma série de medidas coordenadas para enfraquecer a presença do crime organizado em atividades econômicas legais, especialmente em setores estratégicos como o de combustíveis, transportes e investimentos financeiros.
Leia também | Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade, que chegará a 20 dias até 2029
Tags: Operação Carbono Oculto, PCC, lavagem de dinheiro, postos de combustíveis, Piauí, Maranhão, Tocantins, crime organizado, Polícia Civil, SSP-PI, Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público, combate à corrupção, fintechs, fraude financeira, economia ilícita, segurança pública, investigações criminais, operação policial, combate ao crime.