

Esta é a primeira visita oficial de Lula aos EUA desde a escalada da crise diplomática com a gestão de Donald Trump | Foto: REUTERS/Adriano Machado
22 de setembro de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Nova York neste domingo (21) para participar da Assembleia Geral da ONU. O avião presidencial pousou às 17h57 no Aeroporto Internacional JFK. Diferente de viagens anteriores, Lula chegou aos Estados Unidos acompanhado de uma comitiva reduzida, composta por apenas quatro ministros de Estado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a Presidência, integram a delegação brasileira:
Também estão em Nova York o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência.
Entre os que não viajaram estão Fernando Haddad (Fazenda), que ficou no Brasil para tratar de pautas econômicas no Congresso, e Alexandre Padilha (Saúde), que não embarcou devido a restrições de circulação nos EUA impostas pelo governo de Donald Trump.
Outros ministros também cancelaram a viagem, como Sidônio Palmeira (Secom), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Jader Filho (Cidades). Já a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o chanceler Mauro Vieira (Relações Exteriores) chegaram previamente à cidade.
Esta é a primeira visita oficial de Lula aos EUA desde a escalada da crise diplomática com a gestão de Donald Trump. Não há previsão de encontro entre os dois líderes, mesmo diante das tensões envolvendo tarifas comerciais e pressões políticas.
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, já estava em Nova York, onde participou de atividades oficiais e eventos em nome do governo. O casal ficará hospedado na residência oficial do Brasil, onde vive o embaixador Sérgio Danese, representante permanente do país na ONU.
Leia também | Banco Safra lança o Safra Dólar, stablecoin própria pareada ao dólar
Tags: Lula, Assembleia da ONU, Lula em Nova York, Donald Trump, ONU 2025, Lula Estados Unidos, diplomacia Brasil EUA, comitiva presidencial, Janja, Ricardo Lewandowski, Camilo Santana, Sônia Guajajara, Márcia Lopes, Marina Silva, Mauro Vieira