

Prédio do governo ucraniano é atingido pela primeira vez | Foto: Reuters
07 de setembro de 2025 — A Rússia lançou o maior ataque aéreo desde o início da guerra na Ucrânia, atingindo pela primeira vez um prédio do governo em Kiev, segundo informou a Força Aérea Ucraniana.
Ao todo, foram disparados 810 drones, além de quatro mísseis balísticos e nove de cruzeiro. Embora a maior parte tenha sido interceptada, 54 drones e nove mísseis atingiram alvos em diferentes regiões do país. O ataque superou a ofensiva de julho, até então a maior desde a invasão em fevereiro de 2022.
Entre as vítimas, ao menos quatro pessoas morreram — incluindo uma criança de menos de um ano — e 44 ficaram feridas. A capital permaneceu sob alerta aéreo por 11 horas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O presidente Volodymyr Zelensky classificou o ataque como “vil” e afirmou que os assassinatos são um crime deliberado que prolonga a guerra:
“O mundo pode fazer com que os criminosos do Kremlin parem de matar. Tudo o que precisamos é de vontade política.”
A primeira-ministra Yulia Svyrydenko confirmou que o gabinete do governo foi atingido, com danos no telhado e nos andares superiores:
“Vamos reconstruir os edifícios. Mas as vidas perdidas não podem ser recuperadas. Todos os dias o inimigo aterroriza e mata o nosso povo.”
O ministro da Defesa, Denys Shmygal, informou que será realizada uma reunião na próxima semana para discutir o fortalecimento da defesa aérea e a possibilidade de responder com ataques em profundidade no território russo.
Além do setor governamental, vários prédios residenciais foram atingidos na capital. No distrito de Sviatoshynskyi, um edifício de nove andares foi parcialmente destruído, enquanto outro de 16 andares pegou fogo nos andares superiores.
Segundo o prefeito Vitali Klitschko, equipes de resgate localizaram o corpo da criança morta sob os escombros, além de confirmarem a morte de uma jovem. Ao menos 18 pessoas ficaram feridas apenas em Kiev.
Imagens divulgadas pelos Serviços Estatais de Emergência mostram bombeiros combatendo incêndios e prédios com grandes crateras abertas pelos impactos.
Em resposta, a Ucrânia afirmou ter atacado duas instalações de energia na região russa de Bryansk e no sul de Krasnodar durante a madrugada.
Além disso, um ataque russo destruiu parcialmente a ponte de Kremenchuk, sobre o rio Dnipro, considerada ponto estratégico para a mobilidade entre as margens do país.
Leia também | Lula abre desfile de 7 de Setembro sob gritos de “sem anistia” e mensagem de soberania
Tags: Rússia, Ucrânia, guerra na Ucrânia, ataque aéreo, Kiev, governo ucraniano, Volodymyr Zelensky, Yulia Svyrydenko, Denys Shmygal, prédio do governo, drones russos, mísseis russos, ataques em Kiev, vítimas civis, ponte Kremenchuk, Bryansk, Krasnodar