

Foto: Staff Images/CBF
O futebol feminino ganhou duas novas competições internacionais: a Copa das Campeãs, que terá início em 2026, e o Mundial de Clubes Feminino, previsto para 2028. O anúncio foi feito pela Fifa nesta quarta-feira (5), após a aprovação dos torneios durante uma reunião do Conselho da entidade, que visa impulsionar o crescimento do futebol feminino no cenário global.
“Este é um dia histórico para o futebol feminino. Com a reunião do Conselho da FIFA e a criação da Copa das Campeãs e do Mundial de Clubes Feminino, a FIFA busca cada vez mais fortalecer a modalidade em todo o mundo, e a CBF compartilha desse objetivo”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, que participou da reunião virtual.
Os novos torneios terão formatos semelhantes aos das competições masculinas, como a Copa Intercontinental e o Super Mundial de Clubes, cuja edição inaugural ocorrerá em junho deste ano.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Copa das Campeãs terá sua primeira edição entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, e será realizada em anos em que o Mundial de Clubes Feminino não ocorrer. As edições subsequentes já estão programadas para 2027 (entre 27 e 31 de janeiro) e 2029 (entre 24 e 28 de janeiro).
A competição contará com seis equipes. Na primeira fase, a campeã da Ásia enfrentará a vencedora da Oceania. Quem avançar disputará a vaga para a final contra a campeã da África. Já a outra semifinal reunirá as campeãs europeias (Uefa) e as campeãs das Américas, representadas pelos campeões dos torneios da Conmebol e da Concacaf. As duas equipes vencedoras das semifinais irão se enfrentar na final pelo título inédito.
O Mundial de Clubes Feminino, por sua vez, será disputado por 16 times, divididos em quatro grupos. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: cinco equipes da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As três vagas restantes serão decididas por meio de uma fase preliminar, com equipes classificadas de cada confederação.
Com essas novas competições, a Fifa reforça seu compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino, ampliando as oportunidades para clubes e seleções ao redor do mundo.
Leia também | Prazo para Inscrições no Edital Social ArcelorMittal Investe é prorrogado até 7 de março