

Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco vencem Prêmio Brasil Olímpico | Foto: Alexandre Loureiro/COB
12 de dezembro de 2025 – A edição 2025 do Prêmio Brasil Olímpico consagrou Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco como os melhores atletas masculino e feminino do ano. A cerimônia, realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, reuniu grandes nomes do esporte brasileiro e celebrou conquistas históricas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Ganhador do prêmio em 2024, Caio Bonfim voltou ao topo após conquistar o ouro no Mundial de Atletismo de Tóquio, na marcha atlética de 20 km, além da prata nos 35 km. Sua mãe e treinadora, Gianetti Bonfim, também foi homenageada e levou o prêmio de Melhor Treinadora do Ano.
Maria Clara Pacheco, campeã mundial de taekwondo na categoria até 57 kg em Wuxi, na China, repetiu um feito que não acontecia há duas décadas, desde Natália Falavigna. A atleta encerrou a temporada como número um do mundo em sua categoria.
A votação popular do Atleta da Torcida premiou dois nomes: o tenista João Fonseca e a ponteira da seleção brasileira de vôlei, Gabi Guimarães.
A edição de 2025 contou com a inclusão de novas premiações, como Melhor Clube, Destaques dos Jogos da Juventude e do Pan-Americano Júnior, além da Medalha Vanderlei Cordeiro de Lima. Esta última reconheceu a equipe brasileira de remo do Quatro Sem, formada por Andrei Alves, Diogo Gonçalves, Kayki Siqueira e Miguel Marques, que conquistou o bronze mesmo competindo com um remo quebrado.
O tradicional Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi entregue ao velejador Robert Scheidt, um dos maiores atletas olímpicos do país, dono de cinco medalhas, sendo duas de ouro.
Entre os premiados, estão:
Além disso, mais de 50 categorias esportivas individuais e coletivas foram homenageadas, celebrando atletas de modalidades como natação, vôlei, handebol, vela, ciclismo, lacrosse, rugby, esgrima, vôlei de praia, skate, surfe, tiro com arco, triatlo e outras.
Leia também | Vasco vira clássico no final do jogo e cria roteiro catártico para largar na frente na Copa do Brasil
Tags: Prêmio Brasil Olímpico, Caio Bonfim, Maria Clara Pacheco, esporte brasileiro, COB, gala do esporte, taekwondo Brasil, marcha atlética, atletas do ano, esporte olímpico, premiação esportiva, Robert Scheidt, Gabi Guimarães, João Fonseca, Rebeca Lima, atletas brasileiros, desempenho esportivo, modalidades olímpicas, desempenho esportivo 2025, Brasil no esporte, Comitê Olímpico do Brasil, esporte nacional, grandes atletas brasileiros