

Enem 2025 reúne milhões de candidatos em todo o país | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
09 de novembro de 2025 — Mais de 4,8 milhões de candidatos participam neste domingo (9) do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame, aplicado em 1.804 municípios brasileiros, terá uma nova etapa no próximo domingo, dia 16 de novembro.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação em língua portuguesa. Nesta primeira etapa, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver questões das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.
As disciplinas cobradas incluem língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
Na redação, os candidatos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir de um tema proposto e textos motivadores. A nota máxima é de 1.000 pontos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h.
Os candidatos só poderão sair com o caderno de provas após as 18h30. O Inep reforça que não há tolerância para atrasos — quem chegar após o fechamento dos portões não poderá realizar o exame.
Para realizar a prova, o participante deve apresentar documento oficial original de identificação com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Embora o cartão de confirmação não seja obrigatório, o Inep recomenda levá-lo para facilitar o acesso ao local de prova.
Criado há mais de duas décadas, o Enem é a principal via de acesso à educação superior no Brasil. As notas obtidas permitem ingresso em universidades públicas e privadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O exame também é usado como critério de seleção em instituições estrangeiras e em processos seletivos internos de universidades particulares.
Leia também | Usina solar Noronha Verde promete eliminar uso de diesel e tornar ilha 100% sustentável até 2027
Tags: Enem 2025, provas do Enem, primeiro dia de Enem, redação Enem, Inep, Ministério da Educação, exame nacional, Sisu, Prouni, Fies, estudantes, ensino médio, universidades, educação no Brasil, Enem em 2025, dicas Enem, calendário Enem