

Brasileiros comentam desempenho no segundo dia de provas do Enem 2025 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
16 de novembro de 2025 – Milhões de estudantes realizaram neste domingo as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicadas em 1.805 municípios das 27 unidades federativas, com questões de Ciências da Natureza e Matemática. Os portões se abriram mais cedo e os participantes tiveram até 18h30 (horário de Brasília) para concluir o exame.
Os candidatos puderam deixar o local a partir das 15h30, sem levar o caderno de questões.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Érika Tauany, 17 anos, estudante do 3º ano em Brasília, foi uma das primeiras a sair. Ela considerou boa parte da avaliação acessível. “Não foi muito complicado, não. Houve algumas questões fáceis, outras difíceis, em especial na prova de física”, afirmou.
A candidata Thaylla Luara, que pretende cursar administração e ingressar como policial penal, também avaliou positivamente o exame: “Consegui responder tudo rapidinho. Sem dificuldades em química, física e matemática.”
Entre os participantes que relataram maior dificuldade esteve Janderson Polibio, que voltou ao Enem após 13 anos. Ele admitiu ter arriscado respostas em um terço das questões: “Melhor chutar e ir pra casa do que ficar sem noção do que fazer.”
No Rio de Janeiro, no Cefet Maracanã, o ritmo também foi intenso. “Achei cansativa, mas tranquila. Consegui fazer tudo. Estou confiante”, disse Amanda Barbosa, de 18 anos, candidata ao curso de nutrição.

Muitos participantes prestaram o exame como treineiros, entre eles Mateus Oliveira, 16 anos, estudante do 1º ano. “Aqui tive a pressão do horário e do portão. É bem diferente dos simulados”, afirmou.
Os irmãos Felipe e Bruno Turazzi, de 16 e 17 anos, respectivamente, também participaram apenas para se familiarizar com o formato. “É muito complexa e muito grande”, disse Felipe. Bruno concordou e destacou: “Sou muito ruim em matemática, o que complica.”
As notas de treineiros não valem para ingresso em universidades e só serão divulgadas 60 dias após os resultados gerais, previstos para janeiro de 2026.
Enquanto os estudantes realizavam o exame, familiares aguardavam com expectativa. A dona de casa Geni Penna Matos percorreu 50 km com a neta Leslianne Lohana, que sonha cursar fisioterapia ou cardiologia. “Meu coração está explodindo. Ela se preparou muito”, disse.
O pedreiro Darci Pinto acompanhou a filha Keyse, que almeja cursar medicina. “O que a gente não conseguiu, eu tento que elas consigam. Estou esperançoso”, declarou.
A saída com o caderno de provas foi autorizada a partir das 18h. Participantes com tempo adicional tiveram direito a mais 60 minutos; já candidatos com videoprova em Libras, 120 minutos.
O Inep informou que quem não realizou o exame por motivos logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderá solicitar reaplicação entre os dias 17 e 21 de novembro, pela Página do Participante, com login Gov.br. Caso aprovado, o candidato fará as provas nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025.
Leia também | Pesquisadores descobrem primeiras evidências de dinossauros na Amazônia após achados em Roraima
Tags: Enem 2025, provas do Enem, segundo dia de provas, estudantes relatam dificuldades, candidatos do Enem, avaliação do Enem, matemática Enem, ciências da natureza Enem, reaplicação Enem, Ministério da Educação, Inep, vida estudantil, educação no Brasil, ensino médio, preparação para vestibular, redação Enem, expectativas dos candidatos