

Ministro brasileiro Mauro Vieira busca abrir diálogo com governo americano | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
28 de julho de 2025 — Em uma semana decisiva para a diplomacia e a economia brasileiras, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo (27) nos Estados Unidos com uma missão estratégica: buscar uma saída diplomática para o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump contra o Brasil.
Embora a agenda oficial do chanceler seja em Nova York, com compromissos na Organização das Nações Unidas (ONU) voltados à questão palestina, Vieira sinalizou disposição para ir a Washington caso o governo americano demonstre interesse em retomar o diálogo.
Trump anunciou que, a partir de 1º de agosto, os produtos brasileiros passarão a ser taxados em 50% como forma de retaliação ao tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde a processo por tentativa de golpe de Estado. O republicano classificou a investigação como uma “caça às bruxas” e tem sido acusado de abuso de poder por senadores democratas ao tentar interferir no Judiciário brasileiro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além da atuação do Itamaraty, uma comitiva composta por oito senadores também está em Washington para tentar convencer autoridades americanas a reconsiderarem a medida tarifária.
O grupo inclui:
Os parlamentares permanecerão nos Estados Unidos até quarta-feira (30) e têm encontros agendados com líderes empresariais, parlamentares e representantes da sociedade civil.
Caso não haja uma sinalização clara por parte do governo dos EUA, Mauro Vieira deve retornar ao Brasil na quarta-feira, onde continuará as articulações diplomáticas para buscar uma solução negociada.
Leia também | Hugo Calderano vence japonês e conquista o título do WTT Contender de Buenos Aires
Tags: Mauro Vieira, tarifaço, Trump, Estados Unidos, Itamaraty, STF, Jair Bolsonaro, diplomacia brasileira, exportações brasileiras, crise comercial Brasil-EUA