

Pronunciamento foi feito na sessão plenária desta quarta-feira (08/10) | Foto: José Leomar / Alece
08 de outubro de 2025 — O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou nesta quarta-feira (8) o lançamento do projeto “Ceará Raiz”, idealizado pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri. A iniciativa tem como propósito valorizar e preservar as expressões culturais que moldam a identidade do povo cearense e nordestino.
Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou a importância simbólica da data, que marca também o Dia do Nordestino, uma celebração à resistência, à criatividade e à força do povo da região.
“É com esse sentimento de orgulho e pertencimento que a Assembleia Legislativa lança hoje o projeto Ceará Raiz”, afirmou Aldigueri.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O presidente explicou que o projeto será uma série documental multiplataforma, com estreia marcada para esta quinta-feira (09/10), às 20h30, na Alece TV. O primeiro episódio traz como tema as casas de farinha de Itapipoca e Amontada, símbolos de união, sustento e memória de diversas comunidades.
Além da exibição televisiva, o conteúdo também estará presente na revista Plenário Alece e em todos os veículos de comunicação da Casa.
A série prevê a produção de documentários de aproximadamente 20 minutos em cada município cearense, explorando aspectos culturais e identitários. Segundo Aldigueri, quatro episódios já estão concluídos:
Romeu Aldigueri destacou a relevância da iniciativa e elogiou o trabalho do Sistema Alece de Comunicação, responsável pela produção da série.
“O primeiro documentário, sobre as casas de farinha, está belíssimo. É muito importante que façamos isso em todas as cidades do Ceará”, reforçou o parlamentar.
O presidente também aproveitou o momento para anunciar a programação da Semana do Servidor da Alece 2025, que será realizada entre 19 e 25 de outubro, com atividades voltadas à valorização dos profissionais da Casa.
Leia também | Trevi Cuccina apresenta novo cardápio com assinatura do chef Gilvan Lopes e carta de vinhos exclusiva em Fortaleza
Tags: Ceará Raiz, Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, Tainah Marinho Aldigueri, cultura nordestina, Dia do Nordestino, Alece TV, casas de farinha, Itapipoca, Amontada, Viçosa do Ceará, Feira de Cascavel, Granja, documentário cultural, identidade cearense, patrimônio cultural, Semana do Servidor Alece