

05 de outubro de 2025 – Mais de 760 mil candidatos participam, neste domingo (5), da aplicação das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025). Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o exame acontece de forma simultânea em todos os estados e no Distrito Federal, oferecendo 3.652 vagas em 32 órgãos federais.
Os 761.545 inscritos confirmados estão distribuídos em 4.951 cidades e farão as provas em 1.284 locais de aplicação, localizados em 228 municípios selecionados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os locais foram definidos dentro de um raio de até 100 quilômetros da residência dos candidatos, para reduzir custos e garantir acessibilidade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Os candidatos podem consultar o cartão de confirmação de inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, ou pela Página de Acompanhamento do Gov.br. O documento informa o endereço completo do local de prova, sala, número de inscrição, horário de apresentação e orientações adicionais, como pedidos de atendimento especializado.
Embora não seja obrigatório, o MGI recomenda levar o cartão impresso.
As provas do CNU 2025 abrangem nove blocos temáticos para cargos de nível superior e médio.
A próxima fase, com provas discursivas, está marcada para o dia 7 de dezembro.
Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30, no horário de Brasília. A aplicação começa às 13h.
Candidatos com tempo adicional terão 60 minutos extras. O caderno de prova só poderá ser levado na última hora de realização.
A operação do “Enem dos Concursos” mobiliza 85 mil colaboradores, incluindo 11 mil agentes de segurança da Polícia Federal, PRF, Abin e Força Nacional. Toda a execução é monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.
As mulheres representam 60% dos inscritos, um aumento de 3,8% em relação à edição anterior. Já as pessoas negras somam 27,7% dos participantes, e 3,9% são pessoas com deficiência.
As regiões com maior número de inscrições são:
O bloco temático com mais inscrições é o de nível intermediário, com 177.598 candidatos.
O CNU 2025, executado pela FGV sob coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do MGI, oferta 3.144 vagas para nível superior e 508 para nível intermediário. São 2.480 vagas imediatas e 1.172 para provimento em curto prazo.
Leia também | Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH
Tags: CNU 2025, Concurso Nacional Unificado, Enem dos Concursos, provas CNU, vagas federais, FGV, Ministério da Gestão e da Inovação, MGI, Enap, concurso público federal, provas objetivas, Brasília, candidatos, segurança do concurso, mulheres no serviço público, cotas raciais, inclusão, oportunidades no governo, edital CNU, segunda edição CNU, carreira pública