logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Aéreo: Gol lança nova tarifa internacional Basic sem bagagem de mão
Aéreo: Gol lança nova tarifa internacional Basic sem bagagem de mão
26/09/2025
Economia: Aneel reduz bandeira tarifária para vermelha patamar 1 em outubro
Economia: Aneel reduz bandeira tarifária para vermelha patamar 1 em outubro
27/09/2025
Exibir tudo

Cinema: “Eco de Luz”, do Equador, vence o 35º Cine Ceará e leva quatro prêmios Festival premiou ainda curtas e longas do Brasil, Cuba, Espanha e Porto Rico

Cinema: “Eco de Luz”, do Equador, vence o 35º Cine Ceará e leva quatro prêmios

Além do prêmio principal, o filme conquistou o Troféu Mucuripe de Melhor Roteiro, o prêmio de Melhor Montagem e o Prêmio da Crítica Abraccine/Aceccine | Foto: divulgação

27 de setembro de 2025 – O 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema encerrou sua edição nesta sexta-feira (26), em Fortaleza, premiando produções que marcaram a Mostra Competitiva e o cinema latino-americano contemporâneo. O grande vencedor foi o longa equatoriano “Eco de Luz”, de Misha Vallejo, eleito Melhor Longa-metragem Ibero-americano pelo júri oficial.

Além do prêmio principal, o filme conquistou o Troféu Mucuripe de Melhor Roteiro, o prêmio de Melhor Montagem e o Prêmio da Crítica Abraccine/Aceccine, somando quatro conquistas no festival.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Destaques internacionais

A coprodução “Al oeste, en Zapata” (Cuba/Espanha), de David Beltrán i Mari, venceu em Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Som. Já “Un Cabo Suelto” (Uruguai/Argentina/Espanha), de Daniel Hendler, foi premiado em Melhor Atuação Principal (Sergio Prina) e Melhor Atuação Coadjuvante (Pilar Gamboa).
A produção porto-riquenha “Esta Isla” recebeu troféus de Melhor Trilha Sonora Original (Alain Emile) e Melhor Direção de Arte (Gerardo Veja).

Produções brasileiras premiadas

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o troféu de Melhor Curta foi para “Minha Mãe é Uma Vaca”, de Moara Passoni (MS/SP).
Outros destaques foram o documentário “Réquiem para Moïse”, premiado em Melhor Direção, e o curta “Boi de Salto”, do Piauí, que levou Melhor Roteiro e o Prêmio Abraccine/Aceccine de Melhor Curta Brasileiro.

O curta paranaense “Thayara”, de Mila Leão, venceu o Troféu Samburá de Melhor Filme, enquanto “Brincadeira de Criança”, de João Toldi, recebeu o de Melhor Direção.
O cearense “Peixe Morto”, de João Fontenele, foi o ganhador do Prêmio Canal Brasil de Curta-metragem, com exibição garantida no canal.

Olhar do Ceará

Na Mostra Olhar do Ceará, o longa “Centro Ilusão”, de Pedro Diogenes, conquistou o prêmio de Melhor Longa, enquanto o curta “Vermelho de Bolinhas”, de Joedson Kelvin e Renata Fortes, venceu como Melhor Curta, além de receber o Prêmio Unifor de Cinema, no valor de R$ 5 mil.

Homenagens e celebração dos 35 anos

A edição também homenageou o cineasta cearense Rosemberg Cariry, que completa 50 anos de carreira, e o argentino Fernando Birri, fundador do cinema latino-americano, que completaria 100 anos.
Durante a cerimônia, o Cineteatro São Luiz recebeu reconhecimento pelos 35 anos de parceria com o festival.

O 35º Cine Ceará segue em outubro com mostras especiais, oficinas e sessões itinerantes em diferentes cidades do Ceará.


Leia também | Fortaleza se consolida como polo do mercado imobiliário de luxo no Brasil

Opinião: Fortaleza se consolida como polo do mercado imobiliário de luxo no Brasil

Tags: Cine Ceará 2025, Eco de Luz, Misha Vallejo, cinema ibero-americano, festival de cinema, curtas brasileiros, cinema latino-americano, Fortaleza, Centro Ilusão, Vermelho de Bolinhas, Minha Mãe é uma Vaca, prêmios de cinema, Troféu Mucuripe

Compartilhar

Artigos Relacionados

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional durante os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília | Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

10/03/2026

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação Defesa de banqueiro pede garantia ao direito de defesa
    10/03/2026
  • Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte0
    Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização
    09/03/2026
  • Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço0
    Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço Telescópio Webb pode ter visto estrelas do início do Universo
    09/03/2026
  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas