logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fraude no INSS: CGU aponta cidades do Nordeste com mais de 60% dos aposentados atingidos por descontos ilegais
Fraude no INSS: CGU aponta cidades do Nordeste com mais de 60% dos aposentados atingidos por descontos ilegais
28/04/2025
Saúde: Ministério da Saúde anuncia parcerias com rede privada para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer no SUS
Saúde: Ministério da Saúde anuncia parcerias com rede privada para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer no SUS
29/04/2025
Exibir tudo

Arqueologia: Brasil mapeia quase 28 mil sítios arqueológicos e revela impacto do desmatamento em áreas históricas Relatório inédito do Projeto MapBiomas mostra que mais da metade dos sítios arqueológicos brasileiros estão em áreas com uso humano intenso

Arqueologia: Brasil mapeia quase 28 mil sítios arqueológicos e revela impacto do desmatamento em áreas históricas

Aumento das áreas desmatadas ameaça preservação do patrimônio arqueológico no Brasil | Foto: divulgação/Iphan

Uma iniciativa inédita disponibilizou informações sobre os sítios arqueológicos brasileiros, onde estão os resquícios das populações que habitaram o território nacional em outras épocas. Ao todo, foram mapeados 27.974 sítios em todo o país, e os dados disponibilizados permitem análises comparativas de imagens no período entre 1985 a 2023.

O Projeto MapBiomas ─ cobertura e uso da terra nos sítios arqueológicos no Brasil (1985-2023) reuniu as informações cadastradas e georreferenciadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e as tornou públicas, com acesso gratuito.

“O cruzamento e a disponibilização destes dados abertos ao público ajudam a entender onde estes sítios estão localizados, se é numa área impactada por atividades humanas ou não, e também pode apontar para uma tendência de aumento de atividades antrópicas em alguma determinada região e a extensão desse aumento, o que pode nos gerar um alerta”, explica Thiago Berlanga Trindade, chefe do Serviço de Registro e Cadastro de Dados do Iphan.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Rio de Janeiro (RJ) 07/04/2025 -  Pesquisas das pinturas rupestres no PNI.
Foto: Concessionária Parquetur/PNI/Divulgação
Pesquisas das pinturas rupestres localizadas no Parque Nacional de Itatiaia, no RJ | Foto: Concessionária Parquetur/PNI/Divulgação

A partir da análise desses dados, os pesquisadores do Mapbiomas concluíram que houve uma inversão na cobertura e uso da terra nas proximidades de 100 metros dos sítios arqueológicos nas últimas décadas: em 2023, mais da metade desses espaços de memória estão em áreas marcadas por intervenções humanas recentes, o que aumenta os riscos à preservação.

Atualmente, quase metade desses locais, 49,6%, estão em áreas desmatadas e ocupadas por usos humanos como pastagens, agricultura e áreas urbanas. Em 1985 esse percentual era de apenas 41,5%, e a maior parte, 53,5% ficava em áreas de vegetação nativa, como florestas, savanas e campos naturais.

Há 40 anos, as florestas eram predominantes ao redor desses locais históricos, sendo 43,2% da área do entorno. Já em 2023, a agropecuária ocupa a maior parcela, representando 43,1% do uso solo ao redor dos sítios arqueológicos.

De acordo com a coordenadora científica do MapBiomas, Julia Shimbo, foi muitas vezes a própria atividade humana que revelou a presença desses sítios arqueológicos, identificados por meio de pesquisas, obras de infraestrutura ou após um desmatamento.

“Apesar da ocupação humana histórica desses sítios, agora podemos analisar as mudanças e os impactos da ocupação recente sobre essas áreas”, diz.

Biomas

RETROSPECTIVA_2023 - Seca no Amazonas revela esculturas rupestres. - Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Seca no Amazonas revela esculturas rupestres | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em números absolutos, a Amazônia é o bioma com maior quantidade de sítios arqueológicos. São 10.197, mais de um terço do total nacional. A Caatinga possui 7.004 pontos com resquícios da presença humana em outras épocas, o Cerrado e a Mata Atlântica também se destacam com a presença respectivamente de 4.914 e 4.832 desses locais. Pampa e o Pantanal possuem registrados respectivamente, 904 e 123.

Quando os pesquisadores analisaram as atividades humanas no entorno dos sítios arqueológicos por bioma, constataram que a Mata Atlântica registrou maior proporção de sítios em áreas antrópicas, com 63% nessas condições. Na Amazônia 47,5%, em 2023, já estavam em áreas antropizadas, enquanto que em 1985 eram apenas 19%.

“Quando um sítio arqueológico está localizado em uma área antropizada, uma série de preocupações com a sua preservação e conservação devem ser observadas, e esse levantamento pode apontar para os locais onde devemos prestar mais atenção, ou tratar de maneira priorizada”, destaca Berlanga.

Estados

O recorte por estados apontou também em quais unidades federativas estão os achados históricos no Brasil, com a Bahia registrando 2.718 sítios arqueológicos cadastrados, Paraná com 2.363 desses locais e Mina Gerais com 2.029.

Na análise de uso de terra nas proximidades dos sítios históricos nos estados, o Acre lidera com 89,2% dos locais em seu território com atividades humanas no entorno. Rio de Janeiro (76,1%) e Espírito Santo (75,4%) aparecem em seguida nessas condições.

Já os sítios de Roraima, Piauí e Amapá foram os que proporcionalmente mais apresentaram vegetação nativa nas proximidades, com 87,6%, 78,7% e 69,4% de cobertura originária respectivamente.

Desmatamento

São Paulo (SP), 08.11.2023 - Peritos fazem vistoria no canteiro de obras do metro Linha 6 - Laranja, no bairro do Bexiga, onde foi encontrado um sítio arqueológico, nomeado como Saracura Vai-Vai. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Peritos fazem vistoria no canteiro de obras do metro Linha 6, em São Paulo, onde foi encontrado um sítio arqueológico, nomeado como Saracura Vai-Vai | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os alertas de desmatamento também foram aplicados aos dados para o período entre 2019 e 2024. Nessa análise, 122 sítios arqueológicos estavam em área com alertas de desmatamento nesse período. Desse total, a maioria estava nos biomas Caatinga (29), da Mata Atlântica (31) e da Amazônia (17).

Para o pesquisador Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas, o cruzamento desses dados permite evitar que o processo recente de ocupação humana cause danos ou destrua a história contida nesses espaços. Ele explica que, a partir desses dados, já é possível apurar que “quase dois terços [79 sítios arqueológicos] estão em áreas desmatadas para expansão das áreas agrícolas. No Rio Grande do Norte, estão 13 dos 19 sítios arqueológicos em alertas de desmatamento relacionados à expansão de projetos de energias sustentáveis [solares ou eólicas]”, analisa.

Diante dos dados, a cientista e professora da UFSC, Marina Hirota, que também colaborou com o estudo, faz um alerta. “O crescimento de atividades antrópicas ao redor dos sítios reforça a importância de políticas de conservação e gestão do patrimônio arqueológico brasileiro, especialmente frente às crescentes pressões sobre os biomas”, conclui.

Leia também | Deputada Marussa Boldrin denuncia agressões do marido e relata anos de abuso

Violência: Deputada Marussa Boldrin denuncia agressões do marido e relata anos de abuso
Compartilhar

Artigos Relacionados

Cultura: Museu da Fotografia promove oficina de leitura e contação de histórias para pais em Fortaleza

Oficina no Museu da Fotografia Fortaleza incentiva a leitura e a contação de histórias como ferramentas de educação e afeto | Foto: divulgação

30/01/2026

Cultura: Museu da Fotografia promove oficina de leitura e contação de histórias para pais em Fortaleza Atividade destaca o papel do adulto como mediador da leitura no desenvolvimento infantil


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Cultura: Museu da Fotografia promove oficina de leitura e contação de histórias para pais em Fortaleza0
    Cultura: Museu da Fotografia promove oficina de leitura e contação de histórias para pais em Fortaleza Atividade destaca o papel do adulto como mediador da leitura no desenvolvimento infantil
    30/01/2026
  • Justiça: Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem em acareação sobre fraudes no Banco Master0
    Justiça: Vorcaro e ex-presidente do BRB se contradizem em acareação sobre fraudes no Banco Master Depoimentos à PF e à PGR revelam versões divergentes sobre a origem de carteiras de crédito investigadas
    30/01/2026
  • Saúde: Unimed Fortaleza amplia Hospital Unimed Sul com novo andar e 10 leitos para adultos0
    Saúde: Unimed Fortaleza amplia Hospital Unimed Sul com novo andar e 10 leitos para adultos Inauguração do 8º andar reforça investimentos em infraestrutura e qualificação do atendimento para cirurgias eletivas na capital cearense
    29/01/2026
  • Justiça: Toffoli afirma que envio do Caso Master à primeira instância só após fim das investigações0
    Justiça: Toffoli afirma que envio do Caso Master à primeira instância só após fim das investigações Nota do gabinete do ministro do STF busca esclarecer andamento do inquérito sobre fraudes bilionárias do Banco Master e cita decisão futura sobre competência
    29/01/2026
  • Racha político em SC: bloco de centro se articula para isolar o PL nas eleições de 20260
    Política: Racha político em SC: bloco de centro se articula para isolar o PL nas eleições de 2026 Atritos com Carlos Bolsonaro e decisões do governador Jorginho Mello levam MDB, PSD, União Brasil e PP a costurar aliança alternativa em Santa Catarina
    29/01/2026
  • Educação: Resultado do Sisu 2026 é divulgado; veja como consultar e próximos passos0
    Educação: Resultado do Sisu 2026 é divulgado; veja como consultar e próximos passos Programa oferece 274,8 mil vagas em cursos de graduação de instituições públicas para o primeiro e o segundo semestres letivos
    29/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas