

A marcha teve início na sede da PEM, localizada na Avenida Desembargador Moreira, e seguiu até a Praça das Flores | Foto: José Leomar/Alece
30 de agosto de 2025 — O lilás, cor símbolo da campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, tomou conta do entorno da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante a 3ª Marcha em Defesa das Mulheres. A iniciativa foi organizada pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e pelo Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), mobilizando sociedade civil, parlamentares e servidores em um ato de resistência e conscientização.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A marcha teve início na sede da PEM, localizada na Avenida Desembargador Moreira, e seguiu até a Praça das Flores. De lá, o percurso avançou em direção à Praça da Imprensa, reunindo lideranças políticas, servidores e entidades parceiras na defesa dos direitos das mulheres.
O ato foi marcado pela energia cultural, com a participação de trio elétrico e da bateria do Camaleões do Vila, que embalaram os gritos de resistência contra a violência de gênero, problema que ainda apresenta índices alarmantes em todo o Brasil.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, destacou a relevância da mobilização dentro das ações do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e ao combate da violência contra a mulher:
“Mais uma ação do nosso Agosto Lilás, que aumenta ainda mais o nosso senso de responsabilidade e compromisso com a causa das mulheres. Estou muito feliz de estar aqui representando nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), os deputados e toda a rede de apoio da Alece”, afirmou.
O evento reforçou a importância da união entre poder público, sociedade civil e movimentos sociais para enfrentar a violência de gênero e avançar nas políticas públicas de proteção às mulheres.
Leia também | STF mantém prisão do ex-jogador Robinho após decisão unânime da Corte
Tags: violência de gênero, Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, 3ª Marcha em Defesa das Mulheres, Agosto Lilás, Procuradoria Especial da Mulher, Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, direitos das mulheres, igualdade de gênero, combate à violência contra a mulher