A despedida do grupo Skank da capital cearense ficará marcada por muita música e emoção, e além disso, também será o primeiro show solo de uma banda do Estado a contar com uma série de ações de sustentabilidade. Durante o evento, que será neste sábado (11/02), no estacionamento do Shopping Iguatemi Bosque, será montada uma tenda para abrigar uma central de triagem de resíduos que acontecerá de forma simultânea ao show. Ao todo, 12 catadores da Associação de Catadores do Jangurussu (ASCAJAN) farão a separação do material reciclável e a renda arrecadada com a comercialização dos recicláveis será destinada a estes profissionais.
A central vai ser montada com apoio da Solar Coca-Cola, uma das 15 maiores empresas do Nordeste, por meio da Verdear Eventos + Sustentáveis. Após todo o processo de coleta e separação, os resíduos recicláveis serão destinados à agregadora EcoMax, parceira do programa Recicla Solar no Ceará, projeto da companhia com o objetivo de ampliar a reciclagem dentro do território da Solar, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores, promovendo também impacto socioeconômico. Nos estados em que está presente, – Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas e Mato Grosso –, o Recicla Solar já destinou aproximadamente 10 mil toneladas de PET pós-consumo para reciclagem.
Após o beneficiamento dos materiais, a Solar fará a compra da resina reciclada para utilizar na fabricação de novas garrafas PET. De acordo com Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, a iniciativa contribui diretamente com a logística reversa. “A gente entende que, além de gerar impacto social positivo para os catadores de material reciclável com a central de triagem instalada no local, também estimulamos uma conscientização no público sobre a importância da educação para a sustentabilidade, e promovemos a base para uma economia circular genuína”, destaca.
Leia também | Balako Bloco se consagra como pré-carnaval mais querido, na Praia de Iracema
Por meio da Verdear Eventos + Sustentáveis, empresa que oferece soluções sustentáveis para eventos, a Solar Coca-Cola também está investindo em outras iniciativas que geram impacto positivo. Além da destinação correta do lixo reciclável, os resíduos orgânicos serão compostados pela YBY Soluções Sustentáveis, e o material compostado será doado para a Copaferma – Cooperativa da Agricultura Familiar de Maracanaú.
A estrutura do evento também deverá ser aproveitada. Um exemplo disso, é a utilização de materiais como lonas e banners, que serão coletados e destinados para o Grupo de Interesse Ambiental (GIA). A organização fará a valorização do material por meio do upcycling, transformando os resíduos em acessórios, como bolsas e ecobags.
Completando toda a cadeia que envolve o show, fornecedores e parceiros do evento receberam cartilhas de boas práticas e estão sendo estimulados a fazer o descarte correto dos resíduos gerados. Para conscientizar ainda o público, o espaço do concerto terá comunicação reforçada com identificação nos coletores e áreas destinadas à resíduos recicláveis, compostáveis, não recicláveis e óleo de fritura.
Leia também | Academia da Berlinda faz homenagem ao frevo com a nova música ‘Bandoleiro’
Para somar esforços ao compromisso WWW (Mundo Sem Resíduos – meta da Coca-Cola Brasil), em 2021 a Solar Coca-Cola lançou o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo no Nordeste. Somente no primeiro ano do projeto foram coletadas e recicladas 1.200 toneladas de PET.
Ainda por meio das agregadoras parceiras do Recicla, a reciclagem de PET teve aumento substancial e tem contribuído para a meta da Solar de coletar o equivalente a 100% do volume de embalagens produzidas e chegar a 50% de resina reciclada nas embalagens. A iniciativa tem ampliado a geração de renda para catadores, importantes agentes no processo de reciclagem e reaproveitamento dos materiais.
Nos últimos dois anos, aproximadamente 10 mil toneladas de PET já foram coletadas com a iniciativa e, já no primeiro mês de 2023, a Solar Coca-Cola alcançou a meta traçada para o ano, conseguindo produzir atualmente 23% de PET com resina reciclada em suas embalagens.
Leia também | Rede DAC abre inscrições para oficinas gratuitas no mês de fevereiro
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.
Leia também | Ives Castelo Branco é indicado à presidência do IBEF Ceará