O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão, recebeu a visita do presidente da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, nesta quarta-feira (05/04), na Prefeitura Municipal. Recentemente, a empresa concluiu a aquisição da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que está instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em uma operação que totalizou, aproximadamente, US$ 2,2 bilhões.
Entre diversas pautas, o prefeito e o executivo conversaram sobre empregabilidade, empreendedorismo, capacitação profissional e a ampliação do desenvolvimento econômico do Complexo do Pecém. “Sabemos das diversas dificuldades sociais que enfrentamos por São Gonçalo do Amarante ser um município muito extenso territorialmente, com mais de 120 comunidades e precisamos estreitar laços e unir forças, com grandes empresas como a ArcelorMittal, para que o desenvolvimento econômico da região do Complexo do Pecém chegue também no nosso querido Sertão e nos distritos do Croatá e Umarituba. Estou muito feliz com a visita do presidente Erick, que se mostrou um profissional muito humano e disposto a nos ajudar neste desafio”, comentou o prefeito.
Prefeito Professor Marcelão recebe visita do presidente da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres | Foto: divulgação
Participaram também do encontro a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém, Carla Brunoro, o gerente de Sustentabilidade, Marcelo Baltazar, e o secretário de Finanças de São Gonçalo, Tales Matos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é uma operação de classe mundial e produz placas de alta qualidade a um custo globalmente competitivo. Sua instalação, localizada em São Gonçalo do Amarante, foi comissionada em 2016. Ela opera um alto-forno com capacidade de 3 milhões de toneladas, tendo acesso ao Porto de Pecém via correias transportadoras, um porto de águas profundas de grande escala, localizado a 10 quilômetros da usina.
A aquisição oferece sinergias operacionais e financeiras significativas e um potencial para futuras expansões, como a opção de adicionar capacidade primária de fabricação de aço (incluindo processo de redução direta) e capacidade de laminação e acabamento. Dada a sua localização, a CSP também apresenta uma oportunidade para criar um novo centro de produção de aço de baixo carbono, capitalizando a ambição do estado do Ceará de desenvolver um centro de hidrogênio verde de baixo custo em Pecém.
Leia também | Mitos e verdades sobre o ensino à distância