A Rede Cuca, política pública da Prefeitura de Fortaleza executada pela Secretaria Municipal da Juventude, realiza, nesta sexta-feira e sábado (24 e 25/02), a primeira edição do Festival Ensaios Abertos. Os shows acontecem no anfiteatro do Cuca José Walter, a partir das 18h. A programação é gratuita e aberta ao público.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A programação reúne artistas oriundos do programa Ensaios Abertos, que tem como objetivo promover bandas e grupos musicais independentes por meio do acesso aos espaços de produção, ensaios, gravações e difusão disponíveis na Rede Cuca.
Além dos projetos que integram o programa Ensaios Abertos, sobem ao palco a banda vice-campeã do 5° Festival de Música da Juventude, Aborígenes Viajantes, a Companhia de Música da Rede Cuca e o cantor Rafael Amora.
“A gente tá realizando o Festival Ensaios Abertos que vai reunir boa parte da galera que já participa das atividades da Rede Cuca. Um festival que envolve a comunidade, traz encontros de gerações e estilos musicais. Vai ser um momento lindo no Cuca José Walter e todos são convidados”, destacou o Diretor de Arte, Cultura e Bibliotecas da Rede Cuca, Roberto Viana.
1° dia – 24/02 (sexta-feira)
O Oco do Mundo
Um Simples Projeto
Os Senhores da Casa Azul
Aborígenes Viajantes
2° dia – 25/02 (sábado)
Bocada Lírica
Anderson Bittencourt e Tocais Band
Terra Mórfica
Companhia de Música Rede Cuca e Rafael Amora
O Festival Ensaios Abertos teve início em 2017 e já promoveu mais de 1.000 apresentações de artistas e grupos musicais. Desde o início, o programa nasceu com o objetivo possibilitar acesso de bandas/grupos musicais aos meios de produção, formação, gravação e difusão de músicas, canções e trilhas sonoras, oferecendo a utilização dos espaços dos estúdios de áudio, teatros, pátios, mirante e de áreas externas (anfiteatros) da Rede Cuca, acompanhado de estrutura de sonorização e o devido suporte técnico especializado para a realização de ensaios, gravação de música e videoclipes.
Para participar é necessário comparecer às reuniões de planejamento do programa, que acontecem bimestralmente, com pelo menos um representante da banda/grupo. Durante os encontros, são debatidos temas como direitos autorais, produção musical, de palco, mídias, novas tecnologias, dificuldades e oportunidades no mercado da música.
Em todas as reuniões são concedidas orientações e realizado o processo de escuta sobre o projeto, bem como a coleta de sugestões e críticas. As datas de reuniões, apresentações e demais atividades do projeto são divulgadas periodicamente nas redes sociais da Rede Cuca.
Leia também | A importância dos cursos livres para a capacitação profissional