A Escola Acústica da Natureza, escola de musica e ballet mantida pelo Centro Comunitário de Cachoeira, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, realizou o encerramento do projeto, no triênio 2018 a 2021. As atividades haviam sido prorrogadas até maio de 2022, como forma de compensar as paralisações ocorrida no período da pandemia de covid-19, em 2020.
A programação de encerramento teve acesso gratuito para toda comunidade. Foram realizadas diversas ações sociais, culturais e ecológicas em parceria com a Escola Municipal José de Moura e o Ecomuseu de Maranguape.
A festa contou com uma extensa programação artística, com temáticas ambientais e de acessibilidade, onde foi possível demonstrar os resultados alcançados da iniciativa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Escola Acústica da Natureza, que tem a natureza como o principal ingrediente para a formação artística de crianças e adolescentes, recebeu apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT–CE), por meio do Programa Escolas Livres da Cultura, e atendeu em torno de 150 pessoas durante sua realização.
Inúmeras atividades foram realizadas no decorrer de todo o processo de construção da Escola. As crianças e jovens tiveram acesso a dezenas de palestras, oficinas e encontros com os pais e, pelo menos, 8 vivências ecológicas por mês, com periódicos mutirões de coleta e destinação de lixo na comunidade, num trabalho constante de educação ambiental e consciência ecológica.
Todas as atividades do projeto ocorreram no Espaço Fênix, em Maranguape, e no casarão do Ecomuseu de Maranguape, distrito de Cachoeira e contaram com o apoio da Secult – Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e o BNB – Banco do Nordeste/Governo Federal.
Leia também | Jovens da Rede Cuca são conscientizados sobre os riscos da bebida alcoólica antes dos 18 anos