Neste sábado (01/07), o evento de encerramento da 74ª edição do Salão de Abril recebe programação dinâmica repleta de atividades culturais, incluindo performances, lançamento de mural de arte urbana, apresentação de orquestra sinfônica, visitação e DJ, num movimento de ocupação do Centro Cultural Casa Barão de Camocim, localizado no Centro de Fortaleza. A exposição, que conta com 40 obras selecionadas, está aberta para visitação desde o dia 29 de abril.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A ação cultural é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema. “Preparamos uma programação com atividades incríveis, na qual teremos ativações culturais importantes a fim de proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os visitantes. Convidamos a população para marcar presença e aproveitar esse momento de celebração e difusão das artes visuais”, comentou o secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.
A agenda tem início às 17h, com o lançamento do mural “Sopa de Artes”, resultado da Oficina de Grafitti e Arte Urbana, ministrada pela artista Dinha Ribeiro. Os artistas participantes trouxeram toda sua criatividade e vertentes de expressão para compor um mosaico de cores e formas, que agora está exposto na Casa do Barão de Camocim.
Logo em seguida, ocorre a apresentação da Orquestra do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN). Sob a regência do maestro David Calandrine. Seu repertório inclui peças populares e eruditas.
Às 19h, acontecerá a performance “Um corpo”, protagonizada pela artista Bianca Rufino. A partir da pergunta “Existe caminho de volta pra casa? O que é casa?”, a artista costura suas palavras e dança pelo espaço, refletindo sobre a inquietude intrigante do ser humano diante da busca por respostas e caminhos. Com sensibilidade, ela conduz o público a explorar a potência do existir, transitando pela cartografia das emoções e redescobrindo o pulsar do desejo interior. É um convite para desconstruir verdades rígidas e abraçar as verdades que dançam e se divertem, afinal, toda certeza é apenas uma passagem na jornada da vida.
E para encerrar a noite, a partir das 19h15, o palco recebe o DJ Táigaro, que coleciona referências musicais de diversos estilos, como MPB, disco music e jazz.
“O evento de encerramento da 74ª edição do Salão de Abril promete ser uma experiência inesquecível, no qual teremos um intercâmbio cultural entre diversas manifestações da arte, como música, dança e intervenções artísticas, que se entrelaçam a fim de nos proporcionar reflexões e nos conectar com fruição diversas. Venha fazer parte dessa experiência cultural”, pontuou a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Cássia Campos.
Encerramento do Salão de Abril
Data: 01/07 (sábado)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
O acesso é gratuito
Leia também | Prefeito José Sarto assina contrato de R$ 250 milhões para obras de infraestrutura, saúde e esporte