

Equipamento será representado na programação em duas mesas para discussão de identidade visual e vínculos do design com a literatura. | Foto: Divulgação
Duas atividades marcam a participação do Centro de Design do Ceará na programação da Bienal Internacional do Livro 2022, que será realizada entre os dias 11 e 20 de novembro. Representantes do equipamento cultural participam de duas mesas, discutindo a construção da identidade visual do evento e contribuindo com os diálogos sobre design e literatura.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
A primeira atividade será a mesa Identidade Visual na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2022, realizada das 16h às 17h deste sábado (12/11). A discussão ocupa a Arena Principal, trazendo o percurso de construção do conceito visual elaborado para o evento. Talles Azigon, assessor executivo do Centro de Design, fará a mediação da conversa, que também contará com Rodrigo Costa Lima, diretor do equipamento cultural.
Também participam da mesa a designer e ilustradora Mônica Rodrigues, que atuou como diretora criativa e coordenadora deste processo, e o designer gráfico Daniel Firmino, responsável pelas aplicações. Os convidados falarão sobre as vivências do Laboratório de Criação do Centro de Design do Ceará, que uniu talentos e vozes cearenses para construir a identidade visual da Bienal.
Conheça aqui a Identidade Visual da 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará
Com o tema “De Toda Gente para Todo Mundo”, a Bienal traz a diversidade em seus elementos visuais. Em uma combinação de traços e cores estão contemplados os grafismos da cultura Tremembé, elementos afetivos e da fauna e da flora do Ceará. A Mãe-Literatura é figura ancestral presente em toda a identidade como um guia para os caminhos e encontros da educação e da cultura.
O Laboratório de Criação também contou com ilustrações e aplicações de Amanda Nunes e ilustrações de Rodrigo Tremembé.
A segunda atividade do equipamento cultural na Bienal é a mesa Design e Literatura – Uma jornada para cidades criativas. Talles Azigon representará o Centro de Design na discussão, que traçará os pontos de aproximação entre as duas linguagens. Com mediação de Isabel Andrade, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a mesa será realizada na quinta-feira (17/11), das 9h30 às 12h30, na sala Museu da Alma.
A mesa também contará com Alberto Gadanha, representante da Prefeitura de Fortaleza e ponto focal da Rede Cidades Criativas da UNESCO pela linguagem do design. Denise de Castro, representando a Editora Senac Ceará, e o designer e diretor criativo Felipe Góes também participarão da conversa.
Durante a mesa, o público também será convidado para a III Jornada Mundial do Design, realizada pela Prefeitura de Fortaleza entre os dias 23 e 26 de novembro. O evento busca apresentar criadores e criações do design local, nacional e internacional, com o tema “Design e literatura para um mundo em crise”.
Leia também | Semana da Cozinha Italiana no Mundo tem programação gastronômica em Fortaleza