A Orquestra da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner), formada por crianças e jovens atendidos pela instituição de Orós, vai realizar a apresentação do recital “Heitor Villa-Lobos Vida e Obra” em três cidades da região Centro Sul do estado do Ceará. Em Icó, será no dia 26/11, às 19h30, no Teatro da Ribeira dos Icós. Em Iguatu, por sua vez, acontecerá no dia 30/11, às 19h30, no Sesc. Já em Orós serão duas apresentações: dia 01/12, às 9h30, na Escola Estadual Epitácio Pessoa, com apresentação restrita ao público da instituição, entre alunos, professores e demais profissionais; e dia 03/12, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O acesso é gratuito.
Com repertório de 12 peças de um dos mais importantes e reconhecidos compositores brasileiros, esta é a versão completa do recital que foi apresentado na semana anterior, dias 17 e 18, em Fortaleza pelos educandos atendidos pela instituição da capital e também de forma virtual e resumida em setembro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Sob a regência do maestro Nonato Vieira, o grupo vai mostrar ao público obras tradicionais do músico em repertório popular e erudito. Entre as peças que serão apresentadas estão “Melodia Sentimental”, uma serenata do músico com poema de Dora Vasconcelos; a canção “Que Lindos Olhos – Cirandas n°15”, que possui características do nosso folclore e das músicas regionais e indígenas; e “Bachianas Brasileiras n° 2”, conhecida como “O Trenzinho Caipira”.
“A escolha pela música de Villa-Lobos deve-se à sua grande importância para o modernismo no Brasil, marcando uma cultura cheia de riquezas e diversidade folclórica. Seu talento foi essencial para trazer à tona aspectos de uma música brasileira com foco na cultura popular e regional”, diz Anderson Mendes, coordenador pedagógico da FRFagner.
O recital “Heitor Villa-Lobos Vida e Obra” é resultado das ações anuais do projeto @aprendendocomarte da Fundação Raimundo Fagner, tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Pronac N° 212461 e Grupo Três Corações.
Leia também | Fortaleza terá opção para assistir aos jogos do mundial na Praia do Futuro
Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.
As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de atividades formativas nas diversas áreas artísticas. Como resultado das atividades desenvolvidas, há apresentações dos Grupos de Flautas, Vocal e Violão, bem como, de espetáculos, como Bumba-Meu-Boi, Romeu e Julieta, Os Jesuítas e sua música para a catequese, e concerto com músicas ibero-americanas dos séculos XVI/XVIII.
Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).
Recital “Heitor Villa-Lobos Vida e Obra” da FRFagner
Em Icó
Dia 26, às 19h30, no Teatro da Ribeira dos Icós
Em Iguatu
Dia 30, às 19h30, no Sesc
Em Orós
Dia 01/12, às 9h30, na Escola Estadual Epitácio Pessoa e Dia 03/12, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Acesso gratuito
Informações: https://www.frfagner.org.br/
Redes sociais: @frfagner
Leia também | Nova Tecnologia chega ao Brasil e país se torna referência global na odontologia