

Dos 25 cargos em alta listados, mais de 90% possuem alguma ou total relação com tecnologia da informação | Foto: reprodução
Como já é de praxe, o início de um novo ano traz consigo diversas previsões e tendências para os meses que estão por vir. E, quando o assunto é emprego e carreira, as previsões para 2022 reforçam uma tendência que já vem se revelando ao longo dos anos: áreas ligadas à tecnologia permanecem e devem continuar em alta. Foi o que mostrou o levantamento feito anualmente pelo LinkedIn divulgado em janeiro.
Dos 25 cargos em alta listados, mais de 90% possuem alguma ou total relação com tecnologia da informação. Afinal, a pandemia e a paralisação das atividades presenciais, que forçaram empresas do mundo inteiro a migrarem para o modelo remoto, deram o ultimato para os negócios que desejam sobreviver nos tempos atuais: ou vive a tecnologia e a inovação como um valor, ou desapareça para sempre.
>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<
Com um fluxo de informação e dados cada vez mais intenso, questões, como ataques cibernéticos, políticas de privacidade, armazenamento e suporte, passaram a figurar entre as prioridades de qualquer gestor ou empreendedor, independentemente do porte e do setor de atuação da sua empresa.
Mesmo que tecnologia não seja do seu interesse ou que você não trabalhe diretamente com isso, entender e se informar a respeito já deveria ser um hábito. Por exemplo, um advogado precisa se informar sobre tecnologia, para entender sobre crimes cibernéticos, política de proteção de dados e etc. Já um gestor financeiro precisa conhecer as melhores ferramentas de gestão, que vão, além de otimizar a operação e aumentar a produtividade da empresa, impactar na gestão orçamentária com custos menores.
Recentemente, navegando pelas redes sociais, vi uma publicação de um empresário que dizia o seguinte: “sigam meu conselho, se tiver filho, coloque-o para estudar tecnologia e inglês enquanto é novo”. Mas, e você? O que você tem feito para compreender a transformação digital e como ela afeta as nossas relações, nossa profissão, a forma como lidamos com o mundo a nossa volta?
Ignorar essa realidade é perder a oportunidade de continuar no jogo, seja na vida, ou no mundo das corporações. A lista das carreiras que mais crescem é a prova de que, na era digital, isso é uma questão de sobrevivência.
Melina Menezes é jornalista e coordenadora de Marketing da Hostweb Data Center

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.
Leia também | O que muda com a chegada do 5G ao Brasil?