logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Show: Intervenção cênica “Cataboom” estreia novo espetáculo sobre a natureza no Parque Arvorar em 2026
Show: Intervenção cênica “Cataboom” estreia novo espetáculo sobre a natureza no Parque Arvorar em 2026
15/01/2026
Justiça: Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha após condenação por tentativa de golpe
Justiça: Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha após condenação por tentativa de golpe
15/01/2026
Exibir tudo

Opinião: Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade? Por Por Ana Paula Couto, professora e escritora

Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?

Artigo propõe reflexão sobre envelhecimento feminino, saúde mental e a transformação da solidão em autoconhecimento | Foto: reprodução

Como falar sobre a trajetória de uma mulher, sem mencionar a solidão? Como tratar de um assunto tão delicado como o envelhecer feminino sem tocar no tal sentimento de vazio e de incompletude? Não há como. Desde muito cedo as mulheres estão fadadas a esse enfrentamento inevitável, mesmo que não se deem conta disso.

Neste início do ano, a campanha Janeiro Branco, que coloca a saúde mental no centro das prioridades, nos convida a refletir sobre essa solidão — muitas vezes silenciosa — que acompanha tantas mulheres maduras em sua jornada.

O peso das escolhas e a culpa silenciosa

A cada escolha, uma renúncia. A cada renúncia, uma perda e, com ela, a culpa de braços dados com a solidão. Isso se repetirá em inúmeros momentos na vida de uma mulher.  Não se trata de uma solidão por falta de gente ao redor, por vezes ela bate quando estamos em meio à torcida do Flamengo achando que nossa vida é perfeita. O tal vazio a que me refiro não é o sentimento de abandono por se estar de fato só, é pelo sentir-se só, solta, diferente e talvez inadequada. É algo sentido, não explicado e racionalizado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Envelhecer e tornar-se invisível aos olhos da sociedade

No processo de envelhecimento feminino, muitas mudanças vão acontecendo. A forma que uma mulher se enxerga e é enxergada muda, se é que ela é vista, já que para os padrões da sociedade, agora ela é velha. Essa invisibilidade, que vem junto com o envelhecer, não recai somente nas mulheres, mas aparece para elas em uma fase em que estão bem sensíveis. Aos olhos externos, de um modo geral, o que é velho é inútil e, portanto, sem função. São duras constatações, nem sempre reais, mas que passam pela cabeça da mulher madura.

A menopausa e a crise da identidade feminina

Ela começa a não se encaixar em um modelo de beleza e juventude que descarta o velho, o ultrapassado. E isso dói. Nem todas passarão e sentirão a mesma coisa, é claro, mas em algum momento algum questionamento chegará, principalmente quando a mulher se depara com a vertiginosa queda de seus hormônios, a tão temida menopausa.

Parece que tudo mudou. E mudou. O seu corpo não é mais o mesmo e ela não se reconhece mais no espelho e tampouco sabe onde foi parar a sua libido junto com suas unhas e cabelos enfraquecidos. Os seus filhos, se os tiver, saíram de casa e ela não sabe se encaixar e ocupar o espaço do seu lar que agora ficou grande. Talvez esteja à beira de se aposentar e não saiba o que fazer com o tanto de tempo livre que lhe resta, já que não se acostumou a isso porque sempre teve uma rotina repleta de afazeres voltados aos outros. Quem sabe, tamanha a turbulência emocional que essa fase traz, comece a questionar a sua vida e seus relacionamentos afetivos? Sim, tudo brota de forma exacerbada e ela, a solidão, também está ali presente. 

A maternidade e o reencontro com a mulher esquecida

Um spot só para falar das que são mães. Esse assunto daria um livro tamanha a sua complexidade. Quando nasce um filho, nasce uma mãe. À mulher acopla-se esse título e uma série de atribuições, assim como uma nova rotina. Lembram das escolhas, que consigo trazem renúncias? Pois é, na maternidade não é diferente. Apesar de ser um momento sublime, carregado de amor e de realização pessoal, ele demanda abnegação e devotamento. É uma escolha de entrega ao outro. E quando os filhos saem de casa, quem é essa mãe que fica sem sua cria para lamber? Onde ficou aquela mulher que quando mais jovem se tornou mãe? Onde foi parar a mulher que se acostumou a ser chamada de mãe? Do que ela gostava? O que a fazia se sentir realizada? Como resgatá-la agora depois de tanto tempo?

Aceitação, compaixão e o pedido de ajuda

Entre os tantos questionamentos, medos e inseguranças, o que fazer? Aceitar essa fase é um bom começo. Olhar para si com compaixão também é um ótimo primeiro passo, mas, primordialmente, talvez buscar ajuda seja a saída. Compartilhar dores é uma forma de aliviar o peso. Ter amigos com quem contar também ajuda muito. 

No entanto, é necessário cuidar da saúde mental, ter algum profissional que acolha essa mulher cheia de indagações que muitas vezes se vê só, perdida e carente de escuta. Pode-se passar essa fase sem pedir ajuda? Sim, mas será mais dolorido, mais desgastante e quem sabe até, ineficaz. Ninguém quer ficar mal, isolado e desencontrado se si. Procurar ajuda é para os fortes, para quem não tem medo de se expor e de assumir seu lado vulnerável.

Solitude: a transmutação da solidão em reencontro

Um trecho do epílogo do meu livro “Amor de Alecrim”, que tem como protagonista Amanda, uma mulher de 50 e alguns anos, cheia de questionamentos que está entrando na menopausa, traz luz à importância do autoconhecimento e do autoamor. É acolhendo a solidão, e o que ela traz, que acontece a magia, a transmutação para a solitude, que é aquele viver bem, sentir-se bem onde quer que se esteja e como se esteja.

“Mergulhe em você mesmo, aceite-se, trabalhe seu autoamor e sua autocompaixão. Todos os dias. Todos os dias. Todos os dias. Sim, repetidamente, permita-se começar e começar e começar novamente. É cansativo? Não vou mentir. Por vezes será, mas valerá a pena. Caia, mas levante-se. Visite seu buraco escuro quando a vida te derrubar, decida o tempo de permanência e como sairá de lá. Levante a cabeça. Olhe para o alto. Há luz. Sente-se se estiver cansada. Descanse, respire e decida como subirá. Vai ser escalando? Vai precisar de uma corda? Vai pedir ajuda? Tudo é válido. Só suba para ver o Sol, seja por suas próprias pernas ou com a ajuda de alguém. Pedir ajuda é para os fortes. Haja o que houver, não desista de você! Nunca! ”

Recomece. Reinvente-se. Não desista de você.

Faça o que puder, cave novas oportunidades, peça ajuda, se descubra uma pessoa melhor e não desista de você, nunca!


Ana Paula Couto nasceu em Nova Friburgo (RJ), onde ainda reside. Professora de língua inglesa por mais de duas décadas, redescobriu na pandemia sua paixão pela escrita, publicando contos e crônicas em antologias antes de estrear na literatura solo com “Amor de Manjericão”, publicado em 2022. Em 2025, lançou “Amor de Alecrim”, continuação da obra, com a personagem aos 50 anos.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Botucatu inicia vacinação em massa contra a dengue a partir deste domingo

Ana Paula Couto |
Saúde: Botucatu inicia vacinação em massa contra a dengue a partir deste domingo
Compartilhar

Artigos Relacionados

Ressarcir não é castigar: responsabilizar empresas por acidentes de trabalho como motor de mudança

A segurança no ambiente de trabalho é apontada como investimento estratégico para reduzir acidentes e custos previdenciários | Foto: reprodução

13/01/2026

Opinião: Ressarcir não é castigar: responsabilizar empresas por acidentes de trabalho como motor de mudança Por João Badari, advogado especialista de Direito Previdenciário


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

  • 10/12/2025

    PAOLA SANTA ROSA DE MACEDO Comentado em Saúde: Corrida em alta aumenta lesões no joelho: saiba quando procurar um especialista

Últimas Notícias

  • Justiça: Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha após condenação por tentativa de golpe0
    Justiça: Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha após condenação por tentativa de golpe Ex-presidente começa a cumprir pena de 27 anos no Complexo da Papuda, em Brasília, com medidas específicas de saúde e visitas
    15/01/2026
  • Saúde: Unimed Fortaleza reforça debate sobre saúde mental com programação especial do Janeiro Branco0
    Saúde: Unimed Fortaleza reforça debate sobre saúde mental com programação especial do Janeiro Branco Campanha inclui workshops, blitzes de conscientização e ações educativas voltadas ao bem-estar emocional e à saúde mental no trabalho
    15/01/2026
  • Saúde: Botucatu inicia vacinação em massa contra a dengue a partir deste domingo0
    Saúde: Botucatu inicia vacinação em massa contra a dengue a partir deste domingo Campanha inédita busca imunizar 90% da população entre 15 e 59 anos com a vacina Butantan-DV, em dose única
    15/01/2026
  • Transporte: Detran-CE inaugura nova rodoviária de Barbalha e reforça infraestrutura de transporte no Cariri0
    Transporte: Detran-CE inaugura nova rodoviária de Barbalha e reforça infraestrutura de transporte no Cariri Equipamento será entregue nesta quinta-feira (15), com presença do governador Elmano de Freitas, e recebeu investimento superior a R$ 5,4 milhões
    15/01/2026
  • Aniversário: CREA-CE celebra 90 anos com Sessão Solene em Fortaleza e homenageia lideranças e instituições0
    Aniversário: CREA-CE celebra 90 anos com Sessão Solene em Fortaleza e homenageia lideranças e instituições
    15/01/2026
  • Mundo: Venezuelano é baleado por agente do ICE durante operação em Minneapolis0
    Mundo: Venezuelano é baleado por agente do ICE durante operação em Minneapolis Homem foi atingido na perna após confronto com agentes federais em meio a protestos contra a imigração nos EUA
    15/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas