

De acordo com o Sebrae, há 24 milhões de empreendedoras no Brasil, quantidade semelhante ao número de homens | Foto: reprodução
Não é de hoje que ser mulher significa saber lidar com diversos desafios espalhados pela rotina feminina. Desde conseguir conciliar a vida pessoal e profissional, a também lidar com desafios como desequilíbrios de oportunidades. Por meio do empreendedorismo isso vem mudando, o mundo moderno precisa de profissionais cada vez mais preparados, e as mulheres que buscam se capacitar e fazer a diferença, têm conseguido espaço para crescer. Nós, mulheres, desde sempre lutamos por reconhecimento e, dentro do ecossistema de startups, isso não é diferente, pelo contrário, a exigência é ainda maior.
De acordo com o Sebrae, há 24 milhões de empreendedoras no Brasil, quantidade semelhante ao número de homens. No entanto, quando olhamos para startups, somente 4,7% são lideradas por mulheres, segundo o “Female Founders Report 2021″, estudo divulgado pelo Distrito, em parceria com a Endeavor, B2 Mamy, Google e outras associações. A disparidade ainda é grande, mas temos que nos orgulhar do que já conseguimos e estimular o crescimento dessa representatividade feminina.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
A mulher ainda sofre com a desvalorização na sociedade, o que infringe ainda mais o nosso papel no meio corporativo. Infelizmente, isso é uma realidade, mas se formos esperar a aprovação ou apoio da sociedade, nunca sairemos do mesmo lugar. A motivação e persistência devem vir de nós mesmas. Se quiser algo, não busque aprovação, comece!
A nossa missão, enquanto empreendedoras, é inspirar outras mulheres. Além de respirar fundo todos os dias para conseguirmos enfrentar a jornada, que para muitas de nós é tripla – trabalho, família e afazeres de casa -, precisamos dedicar um tempo para nos capacitar. Isso exige esforço e muita dedicação. Não é fácil e nem rápido, mas é possível! Principalmente quando definimos prioridades.
O tempo conspira a nosso favor. Existem muitas mulheres se destacando no mundo dos negócios e com voz ativa. Hoje também temos acesso mais fácil à informação, a cursos que não precisam ser presenciais e trabalhos home office, que facilitam o investimento na carreira profissional. Ainda há muito o que avançar por parte das empresas, das leis e da própria sociedade como um todo, mas unidas podemos chegar lá. A profissional de sucesso que queremos ser no futuro é construída agora. Faça algo diferente por você hoje!
Amanda Martins Frota é diretora administrativo financeiro da Tallos, startup cearense de Tecnologia.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Inimigo Oculto: A Pandemia na Gestão de Restaurantes