

Museu do Vevé, no bairro Cidade 2000, reúne mais de 40 mil itens, entre LPs, CDs, DVDs, compactos, fotografias, gramofones e outras raridades acumuladas ao longo de 50 anos. A entrada é gratuita. | Foto: divulgação
08 de setembro de 2026 – Um espaço dedicado à memória da música e da indústria fonográfica está aberto à visitação em Fortaleza. Criado pelo divulgador artístico Vevé Silva, o Museu do Vevé reúne mais de 40 mil itens acumulados ao longo de cinco décadas de atuação no meio musical.
O projeto começou em 2022, quando Vevé alugou uma casa ao lado da própria residência, no bairro Cidade 2000, para abrigar o acervo adquirido durante sua trajetória profissional.
Distribuídos por sete compartimentos do imóvel, os objetos contam parte da história da música por meio de discos, equipamentos, fotografias, pôsteres e outros materiais que passaram pelas mãos do divulgador ao longo de sua carreira.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Entre as peças do Museu do Vevé estão mais de 25 mil LPs de vinil, 13 mil CDs, 1.200 compactos, 1.300 DVDs e cerca de 450 discos de cera.
O acervo também conta com aproximadamente mil CDRs completos de MP3, além de fitas de vídeo e K7, Blu-rays, VideoDisc Laser, gramofones, pôsteres, itens raros e fotografias ao lado de artistas.
Mais do que reunir objetos antigos, o espaço preserva memórias construídas por Vevé em diferentes momentos da indústria musical, incluindo passagens por redações, estúdios, programas de rádio e televisão e bastidores de shows.
A visita é conduzida pelo próprio Vevé, que apresenta as peças e compartilha histórias e curiosidades relacionadas à sua trajetória de mais de 50 anos no segmento artístico.
O espaço também busca aproximar diferentes gerações por meio da música. Para as crianças, a visita representa uma oportunidade de conhecer formatos e equipamentos que fizeram parte da vida cotidiana antes da era digital.
Para os adultos, os discos, fotografias e objetos podem despertar lembranças de artistas, programas e momentos marcantes. Já para os idosos, o acervo funciona como uma forma de reencontro com memórias afetivas.
A música, presente em diferentes épocas e estilos, é o principal elo entre os visitantes e o acervo preservado no museu.
Um dos diferenciais do espaço é que a entrada é gratuita, permitindo que moradores e visitantes de Fortaleza conheçam a coleção e ouçam as histórias contadas pelo próprio responsável pelo acervo.
Local: Alameda dos Cravos, 230
Bairro: Cidade 2000
Cidade: Fortaleza – CE
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h
Entrada: gratuita
Instagram: @museudoveve
Contato: mensagem direta pelo Instagram ou WhatsApp (85) 99260-0880


Leia também | Cearenses conquistam prêmio no Fenac
Tags: Museu do Vevé, Museu do Vevé Fortaleza, Vevé Silva, museu em Fortaleza, museus de Fortaleza, cultura, cultura cearense, música, música cearense, memória musical, acervo musical, discos de vinil, LPs, vinil, CDs, compactos, DVDs, discos de cera, gramofones, história da música, indústria musical, indústria fonográfica, colecionismo, colecionador de discos, Cidade 2000, Fortaleza, Ceará, atrações culturais, turismo cultural, memória afetiva, artistas, rádio, televisão, shows, raridades musicais, Portal Terra da Luz