logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Champions: Festa do PSG tem caos em Paris
Champions: Festa do PSG tem caos em Paris
31/05/2026
Economia: Governo prorroga medidas sobre combustíveis
Economia: Governo prorroga medidas sobre combustíveis
31/05/2026
Exibir tudo

Inovação: Embrapa cria salmão e caviar veganos Protótipos desenvolvidos em impressoras 3D têm base vegetal e buscam reproduzir forma, sabor e características nutricionais de alimentos de origem animal

Inovação: Embrapa cria salmão e caviar veganos

Pesquisadores da Embrapa desenvolvem protótipos de salmão, caviar e anéis de lula veganos impressos em 3D com ingredientes de base vegetal | Foto: divulgação/Embrapa

31 de maio de 2026 – Após 30 meses de pesquisa, o Laboratório de Nanobiotecnologia (LNANO), da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, desenvolveu protótipos de alimentos impressos em 3D com base vegetal que imitam filé de salmão, caviar e anéis de lula.

Além de reproduzir o formato dos alimentos de origem animal, os protótipos buscam apresentar sabor e características nutricionais semelhantes aos produtos originais. A iniciativa combina ciência, biotecnologia, impressão 3D e ingredientes vegetais para criar novas alternativas alimentares.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Pesquisa busca similaridade nutricional

Segundo a bióloga Cínthia Caetano Bonatto, pesquisadora bolsista no LNANO, um dos objetivos da pesquisa foi analisar a composição nutricional dos alimentos de origem animal para buscar equivalentes vegetais.

“Uma das coisas que buscamos foi avaliar o teor nutricional da carne animal em sua composição total. Atentos a três grupos principais – carboidratos, lipídeos e proteínas -, buscamos nos recursos vegetais ingredientes ou insumos que nos trazem a mesma quantidade em percentual de tecido animal”, explica.

A proposta é desenvolver alimentos de base vegetal com composição o mais próxima possível da encontrada em produtos animais, ampliando possibilidades para consumidores com restrições alimentares, vegetarianos, veganos e pessoas interessadas em novas alternativas de alimentação.

Tintas alimentícias são usadas na impressão

As amostras foram criadas a partir de tintas alimentícias compostas por proteínas vegetais, farinhas de leguminosas, óleos vegetais e de algas, nanoingredientes, corantes naturais e espessantes. Esses componentes são utilizados para dar textura, cor, viscosidade e características nutricionais aos alimentos impressos.

De acordo com Cínthia Bonatto, os ingredientes utilizados são, em grande parte, semelhantes aos encontrados na culinária cotidiana.

As impressoras 3D da Embrapa permitem modelar os alimentos em formatos específicos, como filé de salmão, caviar e anéis de lula, ao mesmo tempo em que possibilitam ajustes na composição nutricional.

Bancos genéticos ajudam na pesquisa

Parte dos insumos utilizados no desenvolvimento dos protótipos veio dos Bancos Ativos de Germoplasma da Embrapa, que reúnem material genético de milhares de plantas, microrganismos e animais em cerca de 140 acervos.

O pesquisador Luciano Paulino da Silva, coordenador de projetos de impressão de alimentos, compara esse repositório a uma espécie de “arca de Noé” da biodiversidade. Segundo ele, esse material permite elaborar alimentos de base vegetal com composição “o mais similar possível àquela encontrada nos animais”.

A biotecnóloga Gabriela Mendes da Rocha Vaz, também pesquisadora bolsista no LNANO, afirma que a tecnologia ainda permite o enriquecimento nutricional dos produtos impressos.

Tecnologia pode ajudar no combate à fome

A impressão de alimentos pode ter aplicações importantes no futuro. Entre as possibilidades estão o desenvolvimento de produtos com maior valor nutricional, alternativas para pessoas com restrições alimentares, redução da dependência de produtos de origem animal e contribuição para o combate à fome e à subnutrição.

A tecnologia também pode ajudar a reduzir impactos ambientais associados à pesca predatória e ao abate de animais, além de abrir novas oportunidades para a indústria de alimentos plant-based.

Apesar do avanço, os alimentos desenvolvidos pela Embrapa ainda não têm data para chegar ao mercado. Os protótipos já foram experimentados por pessoas, após liberação de comissão de ética, e estão na fase de vitrine tecnológica da instituição.

Pesquisa recebeu financiamento internacional

O projeto foi financiado pelo Good Food Institute (GFI), organização global sem fins lucrativos que apoia pesquisas voltadas à criação de alimentos à base de plantas, produtos obtidos por fermentação com microrganismos e carne cultivada a partir de células animais em laboratório.

A exploração comercial dos alimentos impressos dependerá do modelo de negócios adotado. Entre as possibilidades estão impressoras domésticas, uso em restaurantes ou produção em escala industrial.

Alimentos impressos em 3D já são comercializados em países como Austrália, Estados Unidos, Israel e Singapura. No Brasil, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também desenvolvem experimentos na área em parceria com a Escola de Medicina da Universidade Harvard e com a Universidade de Tecnologia e Design de Singapura.

Leia também | Paciente suspeito de Ebola tem meningite

Saúde: Paciente suspeito de Ebola tem meningite

Tags: Portal Terra Da Luz, Embrapa, salmão vegano, caviar vegano, lula vegana, alimentos impressos em 3D, impressão 3D de alimentos, inovação alimentar, biotecnologia, alimentos plant-based, base vegetal, LNANO, Laboratório de Nanobiotecnologia, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília, proteínas vegetais, farinhas de leguminosas, óleos vegetais, óleos de algas, nanoingredientes, corantes naturais, espessantes, Good Food Institute, GFI, alimentação sustentável, combate à fome, subnutrição, pesca predatória, veganismo, vegetarianismo, alimentos do futuro, tecnologia de alimentos, ciência brasileira, pesquisa agropecuária, sustentabilidade, Unesp, Harvard, Singapura, inovação no Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

Feira Ceará Gera Negócios confirma palestrantes

Flávia Ferreira e Cláudio Falcão estão entre os palestrantes confirmados da 2ª edição da Feira Ceará Gera Negócios, que acontece de 9 a 12 de setembro, no Crato. | Foto: divulgação

01/09/2026

Negócios: Feira Ceará Gera Negócios confirma palestrantes Flávia Ferreira e Cláudio Falcão Programação acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Parque de Exposição Pedro Felício, no Crato


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 31/08/2026

    Brasil entra em pesquisa internacional que busca novos caminhos para a cura da hepatite B - Medicina no Brasil Notícias Comentado em Saúde: Brasil busca cura da hepatite B em estudo global

  • 26/08/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Márcio Fernandes Comentado em Cultura: Márcio Fernandes lança single “Aeroporto” no dia 31

  • 26/08/2026

    Câmara de Fortaleza retoma atividades do segundo semestre com foco em parceria entre os Poderes - Gazeta de Fortaleza Notícias Comentado em Política: Câmara de Fortaleza retoma atividades do semestre

  • 24/08/2026

    CLIPPING SINDHOESG 24/08/26 - SINDHOESG Comentado em Saúde: Cirurgias plásticas exigem estrutura para evitar riscos

  • 23/08/2026

    sadi moreira Comentado em Loterias: Mega-Sena tem ganhador de R$ 57 milhões

Últimas Notícias

  • Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia0
    Saúde: Tecnologia amplia precisão na recuperação pela fisioterapia Equipamentos como dinamômetro e sistema de crioterapia ajudam a avaliar evolução e individualizar tratamentos para lesões e pós-operatórios
    01/09/2026
  • TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições0
    Eleitoral: TSE julga regras para uso de deepfake nas eleições Tribunal deve definir limites para conteúdos criados por inteligência artificial e avaliar punições a campanhas que utilizarem vídeos realistas
    01/09/2026
  • Yan e Dilsinho lançam “A Gente Se Separou”0
    Música: Yan e Dilsinho lançam “A Gente Se Separou” Pagode romântico chega às rádios de todo o Brasil nesta quarta-feira (2) e integra o primeiro audiovisual de Yan, gravado em São Paulo
    01/09/2026
  • Avalanche no Himalaia deixa mais de mil mortos0
    Tragédia: Avalanche no Himalaia deixa mais de mil mortos Equipes de resgate buscam mais de 4,4 mil desaparecidos no Nepal e no Tibete, incluindo trabalhadores presos em túneis de usina hidrelétrica
    01/09/2026
  • Beleza: Gabriela Botelho representa o Brasil no Miss Mundo0
    Beleza: Gabriela Botelho representa o Brasil no Miss Mundo Empresária mineira venceu o Miss Brasil Mundo 2026 representando Sergipe e disputará a final internacional no Vietnã
    31/08/2026
  • Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná0
    Aviação: Avião da Latam sai da pista no Paraná Aeronave com 151 pessoas a bordo pousou sob chuva em Cascavel, ficou atolada na lama e não deixou feridos
    31/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas