logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Como gastar menos com o uso do ar-condicionado e reduzir a conta de luz no verão
Economia: Como gastar menos com o uso do ar-condicionado e reduzir a conta de luz no verão
18/01/2026
Mundo: União Europeia avalia retaliação de € 93 bilhões contra os EUA após ameaças de Trump à Groenlândia
Mundo: União Europeia avalia retaliação de € 93 bilhões contra os EUA após ameaças de Trump à Groenlândia
18/01/2026
Exibir tudo

Mundo: Parlamentares da União Europeia pedem suspensão de acordo com os EUA após ameaças de Trump à Groenlândia Declarações sobre tarifas e anexação do território elevam tensão diplomática e levam UE a discutir contramedidas inéditas contra Washington

Mundo: Parlamentares da União Europeia pedem suspensão de acordo com os EUA após ameaças de Trump à Groenlândia

As ameaças tarifárias reacenderam o debate sobre o uso do chamado Instrumento Anticoerção | Foto: reprodução

18 de janeiro de 2026 – Parlamentares da União Europeia (UE) intensificaram neste domingo (18) a pressão por uma resposta firme às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a defender a anexação da Groenlândia e prometeu impor tarifas comerciais a países que se opuserem à medida. As declarações colocam em risco acordos recentes firmados entre Washington, a UE e o Reino Unido.

As ameaças tarifárias reacenderam o debate sobre o uso do chamado Instrumento Anticoerção, um mecanismo econômico ainda inédito que permite ao bloco europeu reagir a pressões comerciais consideradas abusivas por parceiros internacionais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ameaças tarifárias elevam tensão entre EUA e União Europeia

No sábado (17), Trump anunciou que pretende aplicar uma nova onda de tarifas contra países europeus, incluindo Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Holanda e Finlândia, além da Grã-Bretanha e Noruega, até que os Estados Unidos sejam autorizados a comprar a Groenlândia, território autônomo pertencente ao Reino da Dinamarca.

A medida representa uma escalada na disputa geopolítica em torno da ilha ártica e levanta questionamentos sobre a continuidade dos acordos comerciais assinados recentemente, como o firmado entre EUA e Reino Unido em maio e o acordo com a União Europeia fechado em julho.

UE convoca reunião de emergência e avalia contramedidas

Diante do cenário, o Chipre, que ocupa a presidência rotativa do Conselho da UE, convocou uma reunião de emergência em Bruxelas com embaixadores do bloco. Parlamentares e autoridades discutem a adoção do Instrumento Anticoerção, que pode restringir o acesso de empresas americanas a licitações públicas europeias ou limitar o comércio de serviços nos quais os EUA mantêm superávit.

As ameaças surgem em um momento sensível para a UE, que acaba de assinar o maior acordo de livre comércio de sua história, com o Mercosul, no Paraguai. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o tratado envia um “sinal muito forte” ao mundo sobre o compromisso europeu com o comércio multilateral.

Parlamento Europeu critica uso do comércio como coerção política

Em publicações nas redes sociais, membros do Parlamento Europeu classificaram as medidas anunciadas por Trump como inaceitáveis. O eurodeputado Bernd Lange, presidente da Comissão de Comércio Internacional, afirmou que o presidente americano está utilizando o comércio como instrumento de pressão política.

“As novas tarifas americanas para vários países são inacreditáveis. Não é assim que se tratam parceiros. Uma nova linha foi cruzada”, declarou Lange, defendendo a suspensão da implementação do acordo comercial entre UE e EUA até que as ameaças sejam retiradas.

O parlamentar também pediu a ativação imediata do Instrumento Anticoerção, ressaltando que o mecanismo foi criado exatamente para situações como essa.

Divisão entre líderes europeus sobre resposta a Trump

Apesar do tom duro adotado por parte do Parlamento, diplomatas europeus avaliam que agravar o conflito pode não ser a melhor estratégia no momento. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, considerada uma das líderes mais próximas de Trump na UE, classificou as ameaças tarifárias como “um erro”, mas afirmou estar dialogando com o presidente americano para buscar uma solução diplomática.

Já a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, declarou apoio à Dinamarca e ao povo da Groenlândia, alertando que medidas contra aliados da OTAN não contribuem para a segurança no Ártico e podem favorecer adversários comuns do Ocidente.

Reino Unido pede cautela e diálogo com os Estados Unidos

Do lado britânico, a secretária de Cultura, Lisa Nandy, afirmou que o Reino Unido defende a soberania da Groenlândia, mas ressaltou a importância de evitar uma escalada verbal com Washington.

“Nossa posição sobre a Groenlândia é inegociável. É do nosso interesse coletivo trabalhar juntos e não iniciar uma guerra de palavras”, disse Nandy em entrevista à imprensa britânica.

Leia também | Europa reforça segurança no Ártico após ameaças de Trump; Groenlândia agradece apoio internacional

Mundo: Europa reforça segurança no Ártico após ameaças de Trump; Groenlândia agradece apoio internacional

Tags: União Europeia, Estados Unidos, Donald Trump, Groenlândia, Parlamento Europeu, tarifas comerciais, Instrumento Anticoerção, geopolítica, comércio internacional, acordo comercial, UE e EUA, crise diplomática, OTAN, Mercosul, política internacional, economia global, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fachin marca sessão sobre Mendonça para 23 de setembro

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, decidiu manter para terça-feira (15) a sessão que analisará o caso envolvendo mensagens atribuídas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes. | Foto: Alejandro Zambrana/STF

12/09/2026

Justiça: Fachin marca sessão sobre Mendonça para 23 de setembro Presidente do STF rejeitou análise conjunta dos casos e manteve para terça-feira sessão sobre mensagens enviadas a Moraes


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Adalberto Comentado em Leilão: Casas Bahia leiloa 501 lotes de eletrodomésticos

  • 11/09/2026

    Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master

  • 11/09/2026

    Com foco em dramaturgia e inclusão, 32º Festival Nordestino de Teatro reúne programação gratuita no Ceará - Teatral Comentado em Cultura: Festival de Teatro de Guaramiranga começa sábado

  • 11/09/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

  • 11/09/2026

    Jorge Noronha Comentado em Cultura: Jangada Suzi ganha vela artística pintada por Tito Flávio

Últimas Notícias

  • Fachin marca sessão sobre Mendonça para 23 de setembro0
    Justiça: Fachin marca sessão sobre Mendonça para 23 de setembro Presidente do STF rejeitou análise conjunta dos casos e manteve para terça-feira sessão sobre mensagens enviadas a Moraes
    12/09/2026
  • Defesa de Flávio tentou levar caso Dark Horse a Mendonça0
    Política: Defesa de Flávio tentou levar caso Dark Horse a Mendonça Advogados fizeram quatro pedidos para transferir de Dino para Mendonça investigação sobre emendas ligadas ao filme
    12/09/2026
  • Gilmar pede acesso integral a celular de Vorcaro0
    STF: Gilmar pede acesso integral a celular de Vorcaro Decano do Supremo reforçou a Fachin que ministros devem ter acesso aos dados antes de julgamento sobre Moraes
    12/09/2026
  • Mendonça libera sigilo de documentos do caso Master0
    Justiça: Mendonça libera sigilo de documentos do caso Master Ministro do STF atendeu a pedido da PGR e tornou públicos novos processos relacionados à investigação do Banco Master
    12/09/2026
  • Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna0
    Música: Flávio José lança canção de Leonardo de Luna “Sertão” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira e marca a segunda composição do artista cearense gravada pelo cantor paraibano
    11/09/2026
  • Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico0
    Saúde: Setembro em Flor alerta para prevenção do câncer ginecológico Professor da UFC, Juvenal Linhares destaca sinais de alerta, exames preventivos e cuidado baseado em evidências
    11/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas