

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, discursa durante a cerimônia de assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, em Assunção | Foto: REUTERS/Cesar Olmedo
17 de janeiro de 2026 — Após a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, realizada neste sábado (17), em Assunção, os países do bloco sul-americano já articulam a ampliação de suas parcerias comerciais com outros blocos econômicos e nações estratégicas ao redor do mundo.
A declaração foi feita pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, que atualmente exerce a presidência temporária do Mercosul. Segundo ele, o tratado com os 27 países da União Europeia representa apenas o início de uma nova fase de integração econômica do bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, que está em fase final de adesão.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Em conversa com jornalistas logo após a cerimônia de assinatura, Peña afirmou que as negociações com os Emirados Árabes Unidos estão em estágio avançado e que os mercados asiáticos são considerados estratégicos para o fortalecimento da presença global do Mercosul.
“Nosso trabalho no processo de integração está apenas começando. Estamos avançando no tratado de livre comércio com os Emirados Árabes e mirando com enorme atenção o Japão, a Coreia do Sul e outros países asiáticos, além da China, que é um sócio estratégico para todas as nações latino-americanas e do Mercosul”, afirmou o presidente paraguaio.
Além da Ásia e do Oriente Médio, o chefe de Estado destacou o avanço das tratativas com o Canadá, por meio de um acordo de complementação econômica. Segundo Peña, a diversificação das parcerias comerciais é fundamental para o crescimento sustentável dos países do bloco.
“Também estamos avançando em um acordo de complementação econômica com o Canadá. Não resta dúvida de que os países do Mercosul estão convencidos de que a integração econômica, a colaboração e o multilateralismo são o caminho”, acrescentou.
O acordo Mercosul–União Europeia encerrou mais de 25 anos de negociações e é considerado um dos maiores tratados comerciais do mundo, abrindo novas perspectivas para exportações, investimentos e cooperação entre os dois blocos.
Leia também | FGC alerta para golpes durante pagamento a investidores do Banco Master
Tags: Mercosul, acordo Mercosul União Europeia, Santiago Peña, comércio internacional, integração econômica, livre comércio, política externa, economia sul-americana, União Europeia, Emirados Árabes, Canadá, mercados asiáticos, Japão, Coreia do Sul, China, multilateralismo, diplomacia econômica, Portal Terra Da Luz