

17 de dezembro de 2025. Uma tarde de férias para refletir sobre a importância dos oceanos para a vida no planeta e viver experiências longe das telas. Essa é a proposta do projeto “Não é só tela!”, idealizado pela jornalista e educadora Sara Rebeca Aguiar, que lança a programação especial Oceanos, voltada para crianças, adolescentes e famílias, em Fortaleza.
O projeto foi apresentado oficialmente no início de dezembro, com o lançamento de um e-book gratuito que orienta famílias sobre como equilibrar o uso de telas com outras atividades durante o período de férias escolares. A proposta parte do princípio de que educar para as tecnologias também é ensinar a viver o mundo real de forma crítica, sensível e ativa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com mais de 20 anos de atuação como professora da educação básica e jornalista especializada em Educação e Infância, Sara Rebeca é mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolve pesquisas na área da educação midiática. Para ela, o desafio atual não é excluir as tecnologias da rotina, mas ampliar horizontes.
“O projeto é um chamado para esticarmos o olhar para além das telas, na direção dos arredores de onde se vive. A relação multissensorial com a cidade educa. As tecnologias fazem parte da vida, mas crianças e adolescentes precisam ser ensinados a viver não só com elas, e principalmente, longe delas”, explica a educadora.
Como parte do lançamento oficial do projeto, a programação Oceanos propõe um encontro leve e lúdico com conversa educativa e remada no mar em canoas havaianas, ao pôr do sol, na Beira-Mar de Fortaleza. A atividade conta com o apoio das escolas Vibe Va’a e Taíba Va’a.
Entre os convidados estão o ambientalista André Comaru, fundador do perfil @nossa_iracema; a estudante de engenharia civil Sabrina Cabral, fundadora da @vemderuma, iniciativa voltada ao desenvolvimento sustentável de juventudes periféricas do Nordeste; e Carlos Tavares, presidente do Instituto Verdeluz, referência na defesa dos ecossistemas de rios e mares.
O evento acontece na sexta-feira, 19 de dezembro, a partir das 15h45, reunindo educação ambiental, esporte, convivência e reflexão sobre o cuidado com o planeta.
Leia também | Brasileirão 2025 deixa legado de conscientização contra o desperdício de alimentos em parceria com o Pacto Contra a Fome
Tags: educação infantil, educação midiática, uso consciente das telas, crianças e adolescentes, meio ambiente, oceanos, sustentabilidade, educação ambiental, férias escolares, Fortaleza, Beira-Mar de Fortaleza, canoa havaiana, Instituto Verdeluz, juventude e meio ambiente, Projeto Não é só tela, Portal Terra Da Luz