logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
AquaFoz: novo aquário gigante transforma Foz do Iguaçu em referência sul-americana em turismo e conservação
Turismo: AquaFoz: novo aquário gigante transforma Foz do Iguaçu em referência sul-americana em turismo e conservação
19/11/2025
Concurso: IBGE publica edital com 9.590 vagas temporárias; inscrições começam nesta quarta-feira
Concurso: IBGE publica edital com 9.590 vagas temporárias; inscrições começam nesta quarta-feira
19/11/2025
Exibir tudo

Opinião: O caminho para uma Black Friday segura pode estar nos aprendizados do universo cripto Por Mateusz Chrobok, Head de Inteligência de Fraude da Nethone

Opinião: O caminho para uma Black Friday segura pode estar nos aprendizados do universo cripto

Ataques aumentam no fim do ano e soluções usadas por exchanges de criptomoedas apontam caminhos para proteger consumidores e empresas | Foto: Beatriz Orle/O Globo

19 de novembro de 2025 – Fim do ano é uma época de grandes negócios para o varejo, mas também para os fraudadores. Períodos com picos de transações digitais, como a Black Friday e o Natal, fazem com que o ambiente financeiro online se torne um terreno fértil para a atuação de golpistas. É a época em que eles se aproveitam tanto de uma maior propensão das pessoas a aproveitarem oportunidades únicas quanto de falhas na evolução dos sistemas de segurança e procedimentos das instituições para lidar com um grande volume de transações.

Um cenário semelhante ocorre no ambiente das criptomoedas durante ciclos de alta dos principais tokens. Com mais pessoas interessadas em transacionar esse tipo de ativo e obter ganhos consideráveis, os fraudadores aproveitam para testar novas abordagens e aumentar seus ganhos, o que é reforçado por uma vulnerabilidade ainda mais acentuada, favorecida por transações irreversíveis, ativos globais e anonimidade dos perfis, que criam condições ideais para golpes sofisticados.

É nesse cenário que a inteligência artificial (IA) se tornou uma ferramenta padrão na proteção de exchanges de criptoativos e, cada vez mais, vem sendo aplicada com sucesso também em outros players do ecossistema financeiro digital, incluindo bancos, fintechs e provedores de serviço de pagamento (PSPs) para detecção preditiva de fraudes. Essa abordagem vem sendo adotada até mesmo por órgãos públicos, como a Receita Federal, que utilizam a tecnologia para identificar e coibir fraudes de grande impacto a partir da análise de redes complexas e identificação padrões típicos dos fraudadores, o que ilustra bem o potencial da tecnologia frente às ameaças emergentes. Como as empresas e os fornecedores não têm pessoal suficiente para lidar com o tráfego, os sistemas de IA trabalham incansavelmente e detectam fraudes em tempo real.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Alterando o ritmo do ciclo

Essa evolução é ainda mais relevante quando consideramos que as táticas empregadas com mais frequência no universo cripto, como roubo de credenciais, engenharia social e manipulação de comportamento, já migraram para outros segmentos financeiros tão logo se provaram eficazes. Sempre que conseguimos encontrar rápidas respostas às inovações dos golpistas, invalidamos suas iniciativas, criando um ciclo de adaptação contínua entre atacantes e defensores em que os últimos sejam o menos prejudicados possível.

Por isso, as soluções antifraude criadas para o mercado cripto se mostram valiosas para todos os setores da economia que transacionem valores relevantes de forma digital. Alguns exemplos de iniciativas amplamente utilizadas pelas exchanges e que estão disponíveis para outras instituições financeiras que desejem adotar padrões elevados de detecção e combate às fraudes são a detecção de padrões anômalos, a análise de comportamento e a verificação de identidade adaptativa, estratégias que têm ganhado relevância em qualquer contexto de transação digital de alto risco. Porque as técnicas, ferramentas e táticas usadas por fraudadores em um setor são rapidamente adaptadas para outros.

Inteligência adaptativa para momentos críticos

Aproveitar essa evolução de táticas se faz ainda mais relevante em períodos de alta demanda, como a Black Friday e as festas de final de ano, em que os sistemas tradicionais de detecção, baseados apenas em regras fixas, costumam falhar ao acompanhar o volume e a complexidade das tentativas de fraude.

Para líderes de risco, essa inteligência permite uma resposta proativa a comportamentos atípicos antes que causem prejuízos. Essas soluções, em vez de se basear em comportamentos simples mapeados, são capazes de detectar desvios de padrão com base em centenas de variáveis, aprender com o histórico de transações e feedbacks dos clientes, intensificar automaticamente o rigor da autenticação quando detectam risco elevado e permitir decisões em tempo real, reduzindo o tempo de resposta e evitando perdas.

A combinação entre IA e perfis comportamentais, sem a necessidade de revisões manuais que podem atrasar e gerar novas camadas de falha, não apenas melhora a precisão, mas também engaja os clientes no processo de inovação, adaptando as defesas às suas realidades. Os clientes podem simplesmente ser eles mesmos. E os algoritmos detectarão as anomalias.

Boas práticas para um ecossistema mais seguro

Para reduzir riscos em momentos críticos, empresas de todos os portes devem adotar soluções que englobem alguns dos padrões mais evoluídos do mercado de combate às fraudes, como a verificação de identidade adaptativa, a análise comportamental e biometria passiva, o monitoramento em tempo real com IA preditiva.

A isso devem se somar iniciativas que vão além da tecnologia, como a educação do cliente com alertas sobre golpes comuns e o fomento à cooperação entre players do mercado e órgãos reguladores. Essa junção de tecnologia e outras ações é essencial para garantir o equilíbrio entre segurança e experiência digital, evitando frustrações com falsos positivos e mantendo a confiança do usuário.

Em uma última análise, todos os players devem estar atentos ao que acontece no mercado como um todo, para garantir que estejam adotando as práticas mais eficientes. Por isso, os aprendizados do universo cripto são tão valiosos para todo o ecossistema financeiro digital, sobretudo em tempos de alta demanda, quando a capacidade de detectar e neutralizar fraudes em tempo real é um diferencial competitivo e uma necessidade estratégica.

A inteligência artificial, aliada a dados comportamentais e estratégias de verificação inteligente, representa o caminho mais promissor para um ambiente digital mais seguro, ágil e confiável e, por isso, deve ser prioridade para empresas que desejam proteger receita e reputação em períodos críticos como a Black Friday.


Mateusz Chrobok é Head de Inteligência de Fraude da Nethone


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Fraudes Digitais: Segurança como Pilar da Experiência do Cliente

Opinião: Fraudes Digitais: Segurança como Pilar da Experiência do Cliente
Mateusz Chrobok | Foto: divulgação

Tags: Black Friday, segurança digital, fraudes online, criptomoedas, mercado cripto, varejo digital, inteligência artificial, IA antifraude, detecção de anomalias, engenharia social, roubo de credenciais, verificação adaptativa, biometria comportamental, segurança financeira, fintechs, bancos digitais, exchanges, Receita Federal, transações digitais, estratégias de proteção, golpes online, prevenção de fraudes, segurança no e-commerce, ataques cibernéticos, alta demanda, varejo 2025, inovação em segurança, proteção do consumidor, tecnologias preditivas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O paradoxo iraniano no Oriente Médio

Mapa do Oriente Médio ilustra a complexa disputa geopolítica envolvendo Irã, Israel, Estados Unidos e grupos armados regionais | Foto: reprodução

17/01/2026

Opinião: O paradoxo iraniano no Oriente Médio  Por Victor Missiato, professor de História


Leia mais

1 Comment

  1. Criptomoedas: alta e volatilidade movimentam o mercado global disse:
    19/11/2025 às 10:17

    […] Portal Terra da Luz :: […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Direito: Livro orienta servidores públicos sobre direitos após a aposentadoria e lança pré-venda solidária0
    Direito: Livro orienta servidores públicos sobre direitos após a aposentadoria e lança pré-venda solidária Obra da advogada Mylena Leite Ângelo esclarece revisões, riscos e cuidados jurídicos após a concessão do benefício no serviço público
    21/01/2026
  • Psicologia: Saúde mental vai além do Janeiro Branco e início do ano pode pesar emocionalmente0
    Psicologia: Saúde mental vai além do Janeiro Branco e início do ano pode pesar emocionalmente Psicóloga alerta que janeiro intensifica ansiedade, frustrações e autocobrança e defende cuidado contínuo com a saúde emocional
    21/01/2026
  • Meio Ambiente: Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste0
    Meio Ambiente: Ato “Salve a Chapada do Araripe” mobiliza população em Exu (PE) em defesa da segurança hídrica do Nordeste
    21/01/2026
  • Mundo: Parlamento Europeu suspende acordo comercial com EUA após pressão de Trump sobre a Groenlândia0
    Mundo: Parlamento Europeu suspende acordo comercial com EUA após pressão de Trump sobre a Groenlândia Eurodeputados interrompem tramitação de corte de tarifas para produtos americanos em reação a ameaças do presidente dos EUA contra aliados europeus
    21/01/2026
  • Educação: CFM discute barrar atuação de 13 mil formandos de Medicina reprovados em exame nacional0
    Educação: CFM discute barrar atuação de 13 mil formandos de Medicina reprovados em exame nacional Conselho Federal de Medicina avalia impedir registro profissional de estudantes que não atingiram nota mínima no Enamed; especialistas apontam possível judicialização
    21/01/2026
  • Saúde: Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil0
    Saúde: Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil Medicamentos à base de tirzepatida e retatrutida, vendidos irregularmente nas redes sociais, não têm garantia de qualidade ou segurança, alerta a agência reguladora
    21/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas