

Projeto pode ampliar o PIB do Ceará em até 2,4% e impulsionar o agronegócio regional | Foto: reprodução
Barbalha — 31 de outubro de 2025 — O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (31) que o Governo do Estado irá viabilizar estudos técnicos para a implantação de 10 mil hectares de perímetros irrigados na região do Cariri. O anúncio foi feito durante visita à ExpoCariri 2025, em Barbalha, e atende a uma solicitação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.
“Vamos fazer o estudo para garantir os 10 mil hectares para o Cariri produzir de maneira irrigada. Conte conosco, para avançar em parceria”, afirmou o governador.
Elmano destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado em ampliar a infraestrutura hídrica, fortalecer o agronegócio e gerar oportunidades para o desenvolvimento sustentável do interior cearense.
A proposta apresentada pela Faec prevê a criação de dois polos irrigados: um com 5 mil hectares entre Barbalha e Missão Velha, e outro com 5 mil hectares em Mauriti.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo Amílcar Silveira, o projeto pode elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em até 2,4%. Ele destacou que o Cariri possui o maior potencial de crescimento do Estado e reúne condições ideais para o avanço da agricultura irrigada.
“Fizemos um estudo que aponta a viabilidade de um perímetro irrigado com as águas da transposição do Rio São Francisco. Não existe desenvolvimento do Ceará sem irrigação”, afirmou o presidente da Faec.
O anúncio ocorreu durante a programação da ExpoCariri 2025, que começou na quinta-feira (30) e segue até o dia 1º de novembro, no Campo Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha.
O evento conta com mais de 170 expositores, expectativa de 50 mil visitantes e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios.
Promovida pela Faec, em parceria com o Sebrae Ceará, Fiec, Banco do Nordeste, Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a feira se consolida como um dos principais encontros do agronegócio do Nordeste, refletindo o crescimento e a diversificação da produção agrícola no sul do Estado, considerada uma nova fronteira agrícola da região.
Leia também | João Fonseca encerra temporada de 2025 para tratar de lesão nas costas
Tags: Elmano de Freitas, Governo do Ceará, Cariri, perímetros irrigados, irrigação, agronegócio, ExpoCariri 2025, Barbalha, Missão Velha, Mauriti, Amílcar Silveira, Faec, Sebrae Ceará, Fiec, Banco do Nordeste, MDA, transposição do São Francisco, PIB do Ceará, agricultura sustentável, Embrapa Algodão, desenvolvimento regional, infraestrutura hídrica, agricultura familiar, economia cearense, nova fronteira agrícola, Nordeste