O mais importante evento do país dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro abre inscrições a partir da próxima sexta-feira (24/9). Produtores, comerciantes, estudantes, pesquisadores, gestores do agronegócio e apreciadores da cultura do caju poderão se inscrever, gratuitamente, no site do evento, para participar do Caju Nordeste. A 13ª edição será realizada de forma híbrida – parte presencial e parte virtual -, em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, nos dias 15 e 16 de outubro.
Além de aquecer o turismo – que aos poucos vai sendo retomado no Brasil – o Caju Nordeste movimenta toda a cadeia produtiva do caju com ciclo de palestras, oficinas, feira de negócios e ainda atrações culturais.
O seminário é realizado, anualmente, em cidades nordestinas com o objetivo de oferecer aos agricultores acesso a todas as tecnologias disponíveis sobre a cultura do caju, incluindo material técnico. O foco da programação são os pequenos e médios produtores rurais e oferece a eles conhecimento sobre novas oportunidades de negócios com o aproveitamento dos derivados do cajueiro, como: pedúnculo e castanha de caju na produção de alimentos, por exemplo.
Para o Presidente do Instituto Caju Nordeste, Paulo Helder de Alencar Braga, o evento é uma forma de levar conhecimento sobre novas tecnologias até os nossos produtores de caju para que possam melhorar ainda mais a sua produção e, consequentemente, a renda: “Num cenário desafiador, acreditamos que as novas tecnologias também podem contribuir para o desenvolvimento comercial e promocional da cajucultura”, ressalta.
O 13º Caju Nordeste tem apoio do Sebrae e Banco do Nordeste. Na programação deste ano, destaque para palestras sobre inovação tecnológica e perspectivas futuras para a cajucultura e oficinas sobre aproveitamento dos produtos do caju pela gastronomia e a utilização da fruta como tratamento fitoterápico.
Devido a pandemia da Covid-19, o Caju Nordeste deste ano será transmitido ao vivo de forma virtual pelo canal oficial do evento no Youtube, com tradução de intérprete de libras, legendas para surdos e ensurdecidos, audiodescrição e participação on line do público.
A cajucultura oferece diversos produtos que podem ser explorados comercialmente, dentre os quais: a madeira oriunda da poda; a castanha; o caju (pedúnculo), que pode ser aproveitado para produção de sucos, cajuína, ração animal entre outros produtos. Vale ressaltar que o pedúnculo ainda pode ser vendido como: fruto de mesa e o líquido da castanha de caju (LCC) que é resultado do processamento da castanha é usado também como base para revestimentos, isolantes elétricos, plastificantes para borracha, reveladores fotográficos, tintas, vernizes, esmaltes, abrasivos e antioxidantes.
O caju é a cara do Nordeste. Segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal – PAM (IBGE, 2018), a área ocupada com cajueiro no Brasil em 2017 foi calculada em 505,5 mil ha; desse total, 99,5% está localizado no Nordeste. Os principais produtores dessa região são o Ceará, que possui a maior área plantada com cajueiro no País (61,6% da área nacional e 61,9% da área nordestina), Rio Grande do Norte e Piauí.
O Nordeste responde por quase toda a produção nacional da castanha de caju (98,8%). Em 2017, a Região produziu 132 mil toneladas. O Ceará é o maior produtor nacional com 60,8% da produção do País, tendo produzido 81 mil toneladas em 2017. Segundo a Embrapa, 80% dos cajueiros do país estão no Ceará que se destaca como o maior produtor de castanha da região.
As informações são de pesquisas feitas pelo Banco do Nordeste e publicadas no Caderno Setorial ETENE.
A cajucultura possui elevada importância sócio-econômica para a região Nordeste, principalmente no semiárido, por gerar trabalho e renda na época mais seca do ano. As agroindústrias beneficiadoras de castanha também são importantes geradoras de empregos diretos e indiretos.
Leia também | Ferradura dos Vinhedos, um roteiro para quem ama os prazeres da vida no campo
Inscrições para 13º Caju Nordeste
Período: 24 de setembro de 2021 a 15 de outubro
Como fazer: ficha disponível no site do Caju Nordeste
Canal de transmissão ao vivo: Canal do Caju Nordeste no YouTube
Perfis nas redes sociais: Instagram @cajunordeste | Facebook Caju Nordeste